Facebook
23/11/2023 - 17h22m

TOCANTINS

Em audiência pública, Mantoan cobra explicações para alta tarifa da conta de água no Estado

Por Bico 24 Horas

Parlamentar ressaltou que mesmo sem subsídio da BRK, Palmas avançou na universalização e é destaque nacional no ranking do saneamento.

Em audiência pública, deputado Mantoan cobra explicações para alta  tarifa da conta de água no estado do Tocantins (Foto: Mirdad)

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) participou nesta quinta-feira (23) da audiência pública sobre a regulação e a regulamentação das tarifas e dos serviços prestados pela BRK Ambiental.

Com a presença do Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a audiência realizada na Assembleia Legislativa discutiu principalmente a questão tarifária cobrada pela concessionária, que atende 46 municípios tocantinenses.

Durante a sua fala, o deputado Mantoan focou na importância de apontar soluções eficazes para que a população tenha garantido o direito de acesso ao serviço essencial que atenda todos os padrões de qualidade, sem que para isso tenha o orçamento familiar comprometido. “As 46 cidades abastecidas pela BRK contam com 77% da população do Estado, incluindo Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, entre outras. Ou seja, onde tem mais gente, com as cidades maiores e grande potencial de lucro, a empresa está presente. Ao passo que a concessionária faz essas cidades do Tocantins terem a água mais cara da região norte do país com o valor do metro cúbico superior a R$8, mais do que o dobro da grande maioria das fornecedoras da região. Isso não está certo!”, ressaltou o parlamentar.

Mantoan também destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Palmas na área do saneamento. “Vale destacar que apesar de a capital representar a maior receita da BRK, há quatro anos Palmas não tem subsídio e nem compensação da concessionária. E mesmo sem essa contrapartida, a capital avançou na universalização e se destaca no cenário nacional nos serviços de saneamento básico disponibilizados, ficando em 3º lugar no ranking das capitais brasileiras. Está claro que a prefeitura tem feito a sua parte. Precisamos que os demais agentes também façam”, cobrou o deputado.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS