AÇÃO
Estudantes e servidores do Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, em Axixá do Tocantins, participam nesta sexta-feira, 6, de um evento com o tema Diálogo Religioso e o uso de drogas e suas consequências. A ação acontece nos períodos matutino e vespertino no pátio da unidade e conta com a participação do Padre Gilvan Estevão Sousa e do grupo Hip-hop Filhos do Rei, de Imperatriz-MA.
A palestra sobre diálogo religioso trabalhará o respeito às crenças e atitudes que geram uma boa convivência no âmbito escolar. Para o padre Gilvan Estevão Sousa estimular a tolerância religiosa é muito importante, pois a religião é um dos principais motivos de bullying nas escolas. “Combater esse preconceito é uma forma de promover a valorização da diversidade”, destacou.
Tendo em vista o crescimento do uso de entorpecentes lícitos e ilícitos no município, que tem prejudicado a vida de muitos jovens, a palestra sobre a prevenção ao uso de drogas será realizada pelo grupo de Hip-hop Filhos do Rei. A equipe abordará o tema de forma prática e didática em que mostrará aos estudantes os malefícios e consequência na vida das famílias brasileiras.
Carlos Eduardo Sousa de Oliveira, da 3ª série do ensino médio, contou que os jovens da comunidade estão envolvendo-se cada vez mais com as drogas. Para ele, “a palestra envolvendo a música desperta a atitude de não ter a curiosidade de experimentar a primeira tragada ou o primeiro gole, e a escola se inova quando traz ações lúdicas para trabalhar temas que refletem no cotidiano da sociedade”.
O professor de Língua portuguesa e Inglesa evidenciou que a programação reflete sobre valores morais, éticos e espirituais importantes na formação do individuo. “Os temas abordam sobre principais pilares da vida do indivíduo, como a família, que é responsável pela formação de valores; a escola, que fortalece a formação de valores e acrescenta o conhecimento secular; e a religião que contribui para a formação ética, moral, e espiritual do ser humano”, salientou Fabiano de Sousa Pereira.
A gestora da unidade, Maria Celma Rodrigues de Sousa, destacou que trabalhar com o aluno não se baseia apenas em ensinar as linguagens e conteúdos programáticos, mas a escola tem o papel de reforçar e contribuir com as famílias para a formação dos alunos em todos os aspectos sociais.