NÚCLEOS DE IDENTICAÇÃO
Nos últimos meses, foram inaugurados 7 novos Núcleos de Identificação no Bico do Papagaio que, junto com as demais 83 unidades do estado, foram responsáveis pela emissão de mais de 130 mil carteiras de identidades de cidadãos tocantinenses.
Assim que tomou posse como governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa colocou em prática a ampliação dos Núcleos de Identificação em todo o território estadual. Até outubro de 2021, o Estado contava com pouco mais de 80 unidades. Atualmente, já são 110, o que representa um crescimento de 32,5% a mais de locais para emissão da Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais.
Em sua gestão, Wanderlei Barbosa inaugurou 7 novos Núcleos de Identificação em municípios do Bico do Papagaio cuja população anteriormente precisava se deslocar até outra cidade para, por exemplo, conseguir retirar a Carteira de Identidade. “O Governo do Tocantins está proporcionando cidadania e facilitando a vida dos usuários que necessitam dos serviços desses órgãos estaduais”, destaca o Governador.
As novas unidades de atendimento representam uma antiga demanda das prefeituras. Os serviços oferecidos por esses Núcleos de Identificação são potencializados com o apoio dos órgãos municipais.
Novos Núcleo de Identificação no Bico do Papagaio
Foram abertos, desde novembro do ano passado, Núcleos de Identificação, nos municípios de Ananás, São Miguel do Tocantins, Itaguatins, Luzinópolis, Cachoeirinha, Sítio Novo do Tocantins e Maurilândia do Tocantins. Juntos com outros 20 Núcleos recém-inaugurados no estado, as unidades dos Núcleos de Identificação já emitiram, até o final de setembro deste ano, mais de 8 mil documentos de identidade.
“Nosso compromisso é descentralizar os serviços para aproximar os tocantinenses do direito que eles têm de ter seu documento de identidade em mãos. Começamos esse trabalho lá atrás e agora estamos aperfeiçoando. As parcerias com as prefeituras são fundamentais e tenho falado aos prefeitos que faremos um trabalho confiando na capacidade administrativa de cada um", enfatiza o governador Wanderlei Barbosa.
Os Núcleos de Identificação têm como função proporcionar o serviço de emissão da 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade (RG) e do Atestado de Antecedentes Criminais. Os trabalhos são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Conforme o Instituto de Identificação da SSP, foram mais de 130 mil carteiras de identidade entregues entre novembro de 2021 e setembro de 2022, nos três Núcleos Seccionais (Arraias, Miracema e Tocantinópolis), nos oito Núcleos Regionais (Araguatins, Araguaína, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional), nos 15 Núcleos Estaduais (Instituto de Identificação - sede, Assembleia Legislativa, Alvorada, Augustinópolis, Detran, Figueirópolis, Goiatins, Luzimangues, Natividade, Paranã, Pedro Afonso, Taguatinga, Taquaralto, Taquaruçu e Xambioá) e nos 83 Núcleos Municipais.