INCÊNDIOS FLORESTAIS
Com apoio do Exército, ações integradas visam combater focos de incêndios na Ilha do Bananal e no entorno da Lagoa.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve nesta segunda-feira, 16, em Lagoa da Confusão, para acompanhar as operações no combate às queimadas na região da Ilha do Bananal. O chefe do Executivo recebeu os militares enviados pelo Exército Brasileiro e viu de perto as ações realizadas em conjunto no município.
O governador voltou a ressaltar a importância da cooperação das esferas de poder no combate às queimadas no Estado. “Nós ficamos muito felizes com essa ajuda e esse apoio, pois sabemos da importância dessa logística desenvolvida pelo Exército para oferecer suporte em momentos de crise. Sabemos que os focos já estão sendo controlados e, agora, queremos seguir atuando para que, juntos, possamos reverter cada vez mais essa situação que preocupa a todos nós”, pontuou Wanderlei Barbosa.
A contribuição do Exército Brasileiro na força-tarefa é resultado da reunião entre o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, que garantiu o reforço do 22° Batalhão de Infantaria para a contenção das queimadas em território estadual.
Lagoa da Confusão, segundo o Boletim Climático e Riscos de Incêndio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), possui 489 focos registrados, o que corresponde a 17% do total de todo o estado. Com isso, o município, atualmente, lidera o ranking de queimadas do Tocantins. O documento é atualizado semanalmente, em todas as terças-feiras, pela pasta.
De acordo com o titular da Semarh, Marcello Lelis, a cidade de Lagoa da Confusão lidera no momento esse índice, seguida por Pium e Formoso do Araguaia. "Estamos aqui para acompanhar o planejamento de combate definido com a coordenação do pessoal do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Meio Ambiente]. As tropas chegaram e parte delas será designada ao combate do fogo na Mata do Mamão, na Ilha do Bananal, enquanto a outra parte atuará na região em torno da Lagoa. Esse é um avanço, pois representa a união de esforços, independentemente de limites geográficos, já que o meio ambiente não tem limites”, pontuou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas, salientou que a união consolidada é de suma importância para avaliar e definir como atuar na região. “Aqui, temos aldeias e também regiões afetadas dentro da Ilha do Bananal. Então, estamos fazendo toda a avaliação, verificando onde será feita a incursão dos militares do Exército, juntamente com a nossa equipe do Corpo de Bombeiros, sempre focando na resolução total do problema, que hoje preocupa todas as esferas de governo”, reforçou o coronel.
O comandante da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército, general Barreto, reforçou que a força seguirá atuando, em união com o Estado e o município, visando garantir ao máximo a conservação da fauna e da flora da região. “Após chegar aqui no terreno e conversar com os especialistas, eu entendo que o Exército Brasileiro tem agora boas condições de contribuir, particularmente nesses focos de incêndio que estão mais próximos às comunidades. Então, em um primeiro momento, vamos direcionar o trabalho nesse sentido, unindo esforços para combater esses focos de incêndio”, acrescentou o general.
Já o presidente interino do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), coronel Edvan de Jesus, elencou o que, para ele, representa um importante ato na preservação do meio ambiente. “Estamos vivenciando um momento muito difícil, no qual o fogo assola o Brasil inteiro e, aqui, não tem sido diferente. Somente unidos conseguiremos ajudar a natureza e as pessoas, porque sabemos que o fogo já começou a atrapalhar a vida dos moradores. Então, o Naturatins não poderia ficar de fora disso; estamos aqui com o intuito de dar toda a contribuição possível, para que possamos ajudar neste momento tão difícil”, comentou o gestor.
Atuação no município
O coordenador do combate ao Incêndio da Mata do Mamão pelo ICMBio, Bruno Cambraia, contou que a operação montada na região iniciou no dia 13 de julho, mas agora, com o reforço, deve avançar ainda mais. “Estamos em um momento crítico da operação, as condições são muito adversas e o fogo segue avançando com grande intensidade na região. Agora, temos a chegada do Exército, que está disponibilizando apoio também. Com isso, vamos alinhar a melhor forma de nos apoiarem com logística e maquinário pesado”, pontuou o analista ambiental.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Lagoa da Confusão, Maxwell Panta, agradeceu ao Governo do Estado pelo reforço na atuação de combate aos incêndios florestais da cidade. “Estamos aqui em uma situação muito crítica, devido ao alto número de focos de calor. Então, nós agradecemos muito por esse suporte do Exército Brasileiro e do Governo do Estado. Essa união é muito importante, porque já estamos em uma situação preocupante, não só em relação à grande biodiversidade dentro da Ilha do Bananal, mas também quanto à qualidade de vida dos nossos moradores”, expressou o secretário.
Também acompanharam o governador, na agenda em Lagoa da Confusão, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, além de secretários de Governo e autoridades locais como o prefeito da cidade, vereadores e lideranças comunitárias.