Uma área de 1.376 hectares de terras da reforma agrária vai beneficiar quarenta famÃlias de agricultores familiares no municÃpio de Xambioá, norte do Estado. A entrega do terreno ocorreu nesta sexta-feira, 3, durante a inauguração do Projeto de Assentamento Barra do Lontra, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas; do vice-governador, João Oliveira; e do presidente Nacional do Incra, Carlos Guedes. Cada famÃlia foi beneficiada com 35 hectares de terras.
Para o vice-governador, João Oliveira, que participou da solenidade, assentar não é apenas colocar as famÃlias na terra, mas dar a elas condições para que possam viver bem. "E isso está acontecendo no Brasil inteiro", afirmou ressaltando que o Governo Estadual está adquirindo 230 patrulhas mecanizadas para ajudar nas atividades dos trabalhadores da reforma agrária e da agricultura familiar. "O nosso governo é parceiro no sentido de ajudar essas famÃlias", assegurou.
Durante a cerimônia, o ministro Pepe Vargas entregou ao presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Xambioá, Carleon Costa da Silva, o cronograma de implantação do assentamento e disse que, cumprida todas as etapas, já no segundo ano, quando a assistência técnica e a extensão rural estiverem consolidadas, as famÃlias terão orientação técnica necessária para produzir e ter renda. Ressaltou ainda que os assentamentos serão beneficiados ainda com o programa Minha Casa Minha Vida Rural, o Pronatec e o Bolsa FamÃlia. Dessa maneira, acrescentou, será possÃvel vender não só para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, como também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "É bom iniciar um assentamento tendo um compromisso como esse firmado pela prefeitura", disse o ministro.