PROGRAMA
Oito participantes do Tocantins terão mais dois encontros estaduais.
O encontro estadual reuniu os oito participantes do programa CNA Jovem no Tocantins, que foram selecionados numa lista de quase cem inscritos. Eles participaram de palestras e dinâmicas que desafiam os futuros líderes do agro a pensarem em soluções para os desafios do setor.
Uma das palestras tratou das questões econômicas das principais cadeias produtivas do estado, a profissionalização no campo e a sustentabilidade no meio rural. Para o engenheiro agrônomo e professor da UniCatólica, Thadeu Teixeira, “aprimorar a produção e capacitar os jovens são soluções cruciais para impulsionar o setor no estado”, destacou o professor.
Consultor do Programa CNA Jovem, Ricardo Dornas, destacou que o envolvimento dos participantes é essencial para o sucesso da iniciativa. Segundo ele, para atingir os resultados esperados, os jovens serão desafiados a buscar soluções para questões como a melhoria no relacionamento do sistema FAET/Senar com o produtor rural. “O programa tem uma metodologia rigorosa e é essencial que os jovens estejam engajados”, afirmou.
Para Fábio Ribeiro, participante do programa, a iniciativa “tem o poder de somar muito aprendizado à carreira profissional e ainda pode trazer melhores resultados aos produtores rurais do estado”, declarou.
A instrutora, Lucélia Neves ficou feliz com o nível da turma; “Eles expressam muito estímulo para chegar à liderança jovem no agro”. Já o gerente de Formação Profissional Rural, Felipe Uassurê Nery, “Muitas ações sugeridas já estão sendo pensadas no sistema FAET/Senar, o que mostra que eles estão em sintonia com a entidade”.
Após os encontros presenciais, os participantes vão apresentar o resultado desses dias de pesquisas e trabalho em grupo. A expectativa é de que um deles seja selecionado para representar o estado na etapa nacional.