PROJETO #ToNoEnem/2018
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da equipe da coordenação do #ToNoEnem/2018, iniciou, no dia 6 de março, visitas técnicas às Diretorias Regionais de Educação (DREs). O objetivo principal da atividade é a expansão do Projeto #ToNoEnem/2018 para 100% das regionais, bem como esclarecer dúvidas dos assessores de currículo, diretores das escolas e selecionar professores da rede estadual que irão atuar no projeto.
Nesta semana, Janeide Pereira Costa e Paulo Monteiro, técnicos da equipe da coordenação, visitaram a DRE de Tocantinópolis e Araguatins.
Os aulões acontecerão na modalidade presencial, e a quantidade de alunos por turno será de 80 a 250. A Seduc fornecerá material didático e pedagógico para professores e alunos.
São duas etapas planejadas para o desenvolvimento dos aulões. A primeira tem previsão de início no dia 28 de abril e término em 23 de junho. Já a segunda etapa ocorrerá entre 7 de agosto a 27 de outubro.
Segundo Denise Ferreira da Silva Feitosa, supervisora escolar da DRE de Araguatins, o projeto proporciona a oportunidade de o estudante ingressar no ensino superior. “É uma forma de promover o acesso do aluno à universidade. É um grande desafio para nós. Nossos alunos precisam muito dessas aulas”, ponderou.
De acordo com Janeide Pereira Costa, da equipe de coordenação, a proposta de expansão agradou a todos. “Fomos convidados pelo diretor de uma escola para falar com os alunos sobre o Projeto. E muitos diretores escolares disseram que irão mobilizar os estudantes para que todos possam participar dos aulões”, disse.
Segundo Wanessa Zavarese Sechim, secretária estadual de Educação, Juventude e Esportes, os alunos ficaram muitos satisfeitos com as aulas do Projeto. “O Projeto-piloto, desenvolvido em 2017 pelos professores da rede estadual, alcançou grande satisfação entre os alunos do ensino médio. A expansão alcançará todos os estudantes nas 13 diretorias regionais, dando novas oportunidades de aprendizagem e apoio na realização do seu principal sonho, que é ingressar no ensino superior”, finalizou.