SAÚDE
Ação abordou atitudes positivas de assistência ao doador quando o mesmo apresenta alguma reação inesperada no momento da coleta e pós-coleta.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na manhã da quinta-feira, 28, no Hemocentro de Augustinópolis uma capacitação visando preparar os profissionais para as reações adversas que podem surgir durante a coleta de sangue.
Ministrada pelo médico Eurivan Cirqueira da Silva, a capacitação abordou atitudes positivas de assistência ao doador quando o mesmo apresenta alguma reação inesperada no momento da coleta e pós-coleta de sangue. Dentre principais reações apresentadas estão a reação vagal (fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, visão turva, dor de cabeça ou palpitações) e a Hipotensão Arterial que ocorre quando a pressão arterial cai a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaios.
Para que as reações não ocorram, tem se como principal forma de prevenção ser honesto aos questionamentos feitos antes da coleta na seleção de doadores. Deve-se também dormir bem, alimentar-se bem, mal ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e não fumar 2 horas antes de doar.
“Para prestarmos um atendimento de excelência aos nossos doadores de sangue, precisamos estar preparados. Este curso de aperfeiçoamento atendeu perfeitamente aos nossos anseios, nos trouxe clareza e preparo para atendermos da melhor forma os doadores de sangue em momentos de reações adversas e reforçou ainda as formas de prevenir tais reações, garantindo assim uma maior segurança para o doador no ciclo de doação de sangue.”, lembra o enfermeiro e coordenador de Enfermagem do hemocentro, Romário Borges.