Facebook
18/12/2022 - 18h40m

INAUGURAÇÃO

Escola cívico-militar dirigida pelo Corpo de Bombeiros é implantada em Porto Nacional

Redação

A inauguração da ETI Francisco Pinheiro de Lemos e a assinatura do termo de cooperação técnica ocorreram na sexta-feira, e vão beneficiar 400 alunos, diretamente.

ETI Francisco Pinheiro, vai atender 400 crianças no Setor Porto Imperial (Foto: Luiz Henrique Machado)

Porto Nacional passa a ser a terceira cidade no estado a contar com um modelo de educação Cívico-Militar dirigido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Na sexta-feira, 16, o Setor Porto Imperial, na zona urbana do município, recebeu oficialmente a estrutura da Escola de Tempo Integral Francisco Pinheiro de Lemos, com sua inauguração e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre a corporação e a Prefeitura.

A Escola de Tempo Integral ficou com as obras paralisadas por sete anos e, com a conclusão feita pelo prefeito Ronivon Câmara, o Corpo de Bombeiros Militar foi convidado a ofertar o modelo pedagógico já implantado na ETI “Margarida Lemos Gonçalves”,  em 2009, em Palmas, e na “Jardernir Jorge Frederico”, no começo do ano passado, em Araguaína.

"Essa é também a nossa forma de contribuir com a sociedade, para formar e educar a juventude. Sempre tem algo que podemos fazer e, para nós, enquanto instituição militar, é de muita valia”, destacou o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, ao assinar o Termo de Cooperação Técnica.

Coronel Farias destacou a importância da parceria na inauguração da ETI Francisco Pinheiro, em Porto Nacional (Foto: Luiz Henrique Machado)

A estrutura em Porto Nacional tem capacidade para atender 400 alunos. As matrículas já foram abertas e estão em fase final de fechamento, com prioridade para crianças da região do Setor Porto Imperial. Contudo, a Prefeitura prevê que estudantes de várias partes da cidade serão contemplados.

É um sentimento de conquista para nós, entregarmos esta escola numa região que necessita muito de uma estrutura como esta, de Tempo Integral e isso vem a calhar com uma situação positiva, que é a parceria com o Corpo de Bombeiros, ofertando o modelo Cívico-Militar”, expôs o prefeito Ronivon Câmara.

Entendemos que a Corporação é importante neste processo e, o comando-geral, de prontidão, fechou conosco esta parceria. Estamos confiantes que isso vai avançar ainda mais na educação em Porto Nacional”, completou Ronivon.

Em escolas anteriores, o CBMTO chegou depois, quando o Governo do Estado já ofertava um modelo educacional. Na ETI Francisco Lemos, o Corpo de Bombeiros Militar está no processo desde o começo e, assim, os estudantes vão chegar para as aulas sem passar pelas mudanças nas questões disciplinares, com uso de uniforme e o tratamento entre colegas, professores e instrutores, diferentes do que é oferecido no formato tradicional.

E mais, o modelo a ser ofertado é o de Colégio Esportivo, em que o foco é o desenvolvimento de atletas, por isso serão oferecidos treinamentos em algumas modalidades.

Na parte disciplinar, a unidade escolar terá instruções militares ministradas pelo Corpo de Bombeiros, como civismo e primeiros socorros, além do desenvolvimento de liderança nas salas de aula.

Homenagem

Coronel Farias, com o neto do homenageado, o prefeito Ronivon e a secretária de Educação (Foto: Luiz Henrique Machado)

Ao homenagear Francisco Pinheiro de Lemos, a Prefeitura busca manter viva a memória de um cidadão portuense, nascido em 07 de agosto 1912, e, que, segundo o executivo municipal, teve relevantes serviços prestados à sociedade.

A cerimônia de inauguração e assinatura do Termo de Cooperação Técnica contou com a presença do neto de Francisco, Robson Pinheiro.

Para a nossa família é uma satisfação imensa ver essa homenagem, com o nome do nosso avô ser reconhecido e por sua trajetória, seus serviços prestados. Esta é uma excelente escola e agora com parceria com esta instituição de tamanha credibilidade que é o Corpo de Bombeiros Militar. Isso nos deixa muito orgulhosos”, finalizou Robson Pinheiro.

Escola de Tempo Integral Francisco Pinheiro de Lemos (Foto: Luiz Henrique Machado)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS