EDUCAÇÃO AMBIENTAL
E além das mudas, a escola preparou uma programação especial para trabalhar a consciência ambiental.
A equipe da Escola Estadual Arlinda Rosa, localizada na cidade de Couto Magalhães, está aproveitando a Semana do Meio Ambiente para distribuir mudas para os alunos, pais ou responsáveis. São mudas de ipê, mexerica, cabiúna do campo e de alguns tipos de plantas floríferas, que foram adquiridas no viveiro municipal.
Além da distribuição das mudas, estão sendo disponibilizadas, nos grupos de comunicações da escola, revistas e histórias sobre temas referentes ao meio ambiente. A diretora Luciana Cordeliquo de Aristeu explicou que essas ações representam formas de incentivar todos os alunos a estudarem sobre a importância do cuidado e da preservação do meio ambiente.
Durante a semana, os estudantes irão pesquisar, estudar mais sobre o assunto e, na sexta-feira, será realizado um aulão ambiental, de forma virtual, para apresentação dos trabalhos. “Nesse aulão, os alunos vão utilizar paródias, poemas, acrósticos ou textos para apresentar suas ideias e aprendizagens”, explicou a diretora.
“Essas iniciativas são muito importantes porque ajudam a trabalhar a educação ambiental e auxiliam os estudantes na formação dos seus valores, melhorando o ensino e a aprendizagem, como também, a desenvolver as habilidades socioemocionais. E os alunos, juntamente com as famílias, podem desenvolver novas atitudes como plantar mudas de árvores em seus quintais, cuidar mais dos córregos e do ambiente em que residem”, frisou a diretora Luciana.
Rosimere Alves dos Santos, mãe da aluna Ana Sophia Fernandes da Silva, do 3º ano do ensino fundamental, destacou a diversidade da programação. “Parabenizo a escola por essa iniciativa de doação das mudas, para que as famílias, juntamente com os filhos, plantem uma árvore e aprendam a valorizar mais a natureza e a sustentabilidade”, ressaltou. Rosimere destacou também o aulão, que promoverá a oportunidade de os estudantes usarem a criatividade para falar o que aprenderam sobre o meio ambiente.
A professora Sarah Maria de Sousa Ferreira Lima, que leciona no 4º ano do ensino fundamental, esclareceu que toda essa programação tem a finalidade de despertar nos alunos conhecimentos para a vida e que cada um tem a sua responsabilidade para com o meio ambiente. “Estamos estudando temas como recursos naturais como a água, os mananciais, as nascentes e assuntos como o descarte do lixo nos esgotos e os problemas enfrentados pelas grandes cidades, como forma de criar uma consciência ambiental”.