HOMENAGEM
Eis uma ideia alvissareira para justificar uma dessas leis que tanto homenageiam pessoas no Tocantins aprovada pelo Parlamento. O presidente do diretório do PT em Araguatins, Ronaldo Costa Sousa, pediu, em ofício e o deputado estadual Zé Roberto (PT) formula um projeto de lei para que a escola de tempo integral no município, ainda em obras, tenha o nome da quebradeira de coco Dona Raimunda Silva, falecida em 2018.
"Dona Raimunda foi uma grande lutadora pelos direitos do povo do Bico do Papagaio. Devemos homenageá-la", escreve o líder. "E por meio dela, estaremos homenageando todas as mulheres trabalhadoras do Bico do Papagaio", conclui.
A escola é a única de tempo integral do Bico do Papagaio e segundo o petista, está sendo construída com recursos federais, liberados pela ex-presidente Dilma Roussef (PT), destituída por um Impeachment em agosto de 2016.
Educação libertadora
O cineasta Marcelo Silva, autor do documentário sobre Dona Raimunda, apoia a inciativa. “Dona Raimunda se alfabetizou depois de ter sido abandonada pelo marido. Nada mais justo que ela seja homenageada em uma escola. Educação era a maior bandeira dela. Antes da terra, da agrecologia e dos direitos humanos, a educação libertadora”.