NO IFTO
Para unificação dos procedimentos cotidianos das unidades prisionais tocantinenses, está sendo realizado, até o dia 15 de dezembro, o II Curso de Alinhamento Operacional Penitenciário (Caop) voltado para 30 servidores residentes no extremo norte do estado e integrantes do Sistema Penitenciário do Tocantins. As aulas e atividades, promovidas pela Secretaria de Cidadania e Justiça, por meio da Escola Penitenciária (Espen), estão acontecendo no campus do Instituto Federal (IFTO) de Araguatins.
O gerente da Escola Penitenciária e instrutor do curso, Ricardo Nogueira, explicou a necessidade de alinhar os procedimentos realizados no dia-a-dia das unidades. “Nossa operacionalização está sendo alinhada de maneira igualitária em todas as unidades, levando em consideração a realidade técnica, estrutural e física de cada uma, para ter mais eficácia na realização do nosso trabalho dentro dos presídios e demais missões. Isso torna nosso trabalho mais completo e gera resultados mais satisfatórios”, frisou.
As aulas são na modalidade de semi-internato e as temáticas abordadas vão desde aos procedimentos de intervenção, escolta, segurança de armamento até os procedimentos funcionais táticos, complementados pelas atividades relacionadas a operacionalização do Sistema Penitenciário Estadual (SISPEN/TO). Os servidores também estão aprendendo a fazer primeiros socorros, tendo aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros da cidade.
O curso encerra as atividades do calendário da Espen de 2017 e já dá início ao projeto e calendário das atividades para os servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins de 2018.