Facebook
24/04/2017 - 09h38m

SE LIGA, ACELERA BRASIL E CIRCUITO CAMPEÃO

Escolas do Bico começam a usar as metodologias dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna

Redação

Foto: Juliana Carneiro

Após uma formação de três dias realizada em Palmas para os professores e técnicos que irão trabalhar com os programas educacionais Se Liga, Acelera Brasil e Circuito Campeão, do Instituto Ayrton Senna, os participantes da região do Bico do Papagaio retornarão aos seus municípios e escolas com muitas ideias, materiais e com o compromisso de trabalhar para melhorar a educação no Tocantins.

É o caso da educadora Socorro Wilma Patrício Pacheco, coordenadora geral pedagógica da Secretaria Municipal de Sítio Novo do Tocantins. Ela explicou que na época que o Estado tinha uma parceria com o IAS, os indicadores educacionais eram melhores. “Nós acreditamos nesses programas, nos resultados que poderemos alcançar. Podemos fazer a diferença. Buscamos essa parceria porque acreditamos que os municípios devem andar juntos com o Estado, na busca de melhorar sempre os resultados educacionais”, frisou.

Socorro Wilma e Maria Aparecida Sítio Novo do Tocantins (Foto: Juliana Carneiro)

Socorro participou da formação com a colega Maria Aparecida Pereira Sales. Na próxima segunda-feira, 24, elas irão reunir a equipe pedagógica para traçar uma agenda de trabalhos interligando as atividades dos programas do Instituto, com outras que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal, como o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “Vamos compartilhar com os nossos professores essas metodologias, e, acredito que eles terão uma nova postura e desenvolverão um novo perfil para atender com mais qualidade os nossos alunos”, frisou.

A coordenadora Estadual dos Programas do Instituto Ayrton Senna, Simone Pacini explicou que na formação, os professores analisaram as metodologias de ensino dos programas e participaram de um treinamento sobre o Sistema de Monitoramento. Por meio desse sistema será possível acompanhar os avanços e ações das turmas que irão trabalhar com as metodologias do Se Liga e Acelera.

Foto: Juliana Carneiro

Simone, que já trabalhou com o IAS anteriormente, acredita que os programas representam uma ferramenta que promova uma nova dinâmica na educação do Tocantins. “Os programas trouxeram uma forma de trabalhar tão produtiva, que mesmo com o fim da parceria do Estado com o Instituto Ayrton Senna, em 2009, a equipe da Diretoria Regional de Educação de Araguaína continuou utilizando, por conta própria, os materiais e as metodologias dos programas. Estamos confiantes que o aluno aprendendo mais, se sentirá mais motivado para continuar estudando”, esclareceu.

O programa Se Liga tem o objetivo de atuar na alfabetização, principalmente, dos alunos que estejam com distorção na aprendizagem. O Acelera Brasil tem a função de ajudar na eliminação da defasagem idade do aluno e o ano por ele cursado e o Circuito Campeão propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos.

Foto: Juliana Carneiro

Com os programas, o Governo do Estado vai atender 12 mil alunos de 131 escolas da rede estadual de Ensino e 35 mil alunos de 156 escolas municipais. Aderiram à parceria com o Instituto Ayrton Senna, 56 municípios.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS