Facebook
28/03/2016 - 18h44m

ESPERANTINA: Escola da Família Agrícola entra em atividade em março

Redação

Antiga demanda da comunidade agrícola do extremo norte, a Escola da Família Agrícola (EFA) de Esperantina se tornou uma realidade para a educação do Estado. Com o atendimento de 150 alunos em regime de Pedagogia da Alternância, a escola proporciona uma experiência nova no sistema de ensino-aprendizagem para as famílias que residem em localidades rurais no Tocantins.

De acordo com o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, o início das atividades na Escola da Família Agrícola vai ao encontro das necessidades locais, na região do Bico do Papagaio. “Em Esperantina, a comunidade aguardou cinco anos para que a escola pudesse começar a receber alunos”.

No município localizado no extremo norte, os professores estão passando pela semana de formação. A expectativa em Esperantina é que as aulas iniciem na próxima semana para 150 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.

A Pedagogia da Alternância prevê que os estudantes passem um período na escola em regime de internato, recebendo aulas em tempo integral, aglutinando conhecimentos teóricos e práticos com atividades que visem ao desenvolvimento socioeconômico da região. No caso específico do Tocantins, os estudantes das EFA passam uma semana na escola e outra semana com suas famílias, compartilhando o conhecimento adquirido nas salas de aula, laboratórios e aulas de campo.

Diretor da Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Felipe Carvalho destacou que a meta com a escola é fortalecer o ensino do campo, oferecendo educação convencional, aliada a cursos técnicos voltados para as atividades desenvolvidas nas comunidades onde a escola está localizada. “Além de escolarizar os jovens, o objetivo é formá-los profissionalmente com cursos técnicos na área de agroecologia. Queremos preparar essa juventude para desenvolver suas comunidades, regiões e assentamentos”, completou.

Parceria

A Escola da Família Agrícola é fruto de parceria entre o Governo do Estado, governo federal e empresas privadas, com o intuito de oferecer um ensino de qualidade, voltado para o desenvolvimento regional, dentro das características de cada comunidade agrícola do Estado. Em Esperantina, a prefeitura construiu a estrutura física, com recurso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, através de um termo de sessão de uso, repassou o prédio para que uma escola da rede estadual fosse implantada.

Pedagogia da alternância

A Pedagogia da Alternância foi criada na França no início do século XX, em um período de grande êxodo rural, com o intuito de evitar os longos períodos de traslado até as escolas, ou que os estudantes fossem mandados definitivamente para internatos em regiões rurais, ou mesmo urbanas.

No Brasil, a metodologia chegou no final da década de 1960 a quase todos os Estados, principalmente a áreas de difícil acesso do transporte escolar.  Neste modelo de educação, os estudantes têm disciplinas regulares do currículo escolar, além de disciplinas técnicas voltadas às atividades do campo e, no período em que passam em casa, colocam em prática o aprendizado adquirido durante o período de estadia na escola.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS