Antiga demanda da comunidade agrÃcola do extremo norte, a Escola da FamÃlia AgrÃcola (EFA) de Esperantina se tornou uma realidade para a educação do Estado. Com o atendimento de 150 alunos em regime de Pedagogia da Alternância, a escola proporciona uma experiência nova no sistema de ensino-aprendizagem para as famÃlias que residem em localidades rurais no Tocantins.
De acordo com o secretário da Educação, Juventude e Esportes, Adão Francisco de Oliveira, o inÃcio das atividades na Escola da FamÃlia AgrÃcola vai ao encontro das necessidades locais, na região do Bico do Papagaio. “Em Esperantina, a comunidade aguardou cinco anos para que a escola pudesse começar a receber alunosâ€.
No municÃpio localizado no extremo norte, os professores estão passando pela semana de formação. A expectativa em Esperantina é que as aulas iniciem na próxima semana para 150 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio.
A Pedagogia da Alternância prevê que os estudantes passem um perÃodo na escola em regime de internato, recebendo aulas em tempo integral, aglutinando conhecimentos teóricos e práticos com atividades que visem ao desenvolvimento socioeconômico da região. No caso especÃfico do Tocantins, os estudantes das EFA passam uma semana na escola e outra semana com suas famÃlias, compartilhando o conhecimento adquirido nas salas de aula, laboratórios e aulas de campo.
Diretor da Diversidade e Programas Educacionais da Seduc, Felipe Carvalho destacou que a meta com a escola é fortalecer o ensino do campo, oferecendo educação convencional, aliada a cursos técnicos voltados para as atividades desenvolvidas nas comunidades onde a escola está localizada. “Além de escolarizar os jovens, o objetivo é formá-los profissionalmente com cursos técnicos na área de agroecologia. Queremos preparar essa juventude para desenvolver suas comunidades, regiões e assentamentosâ€, completou.
Parceria
A Escola da FamÃlia AgrÃcola é fruto de parceria entre o Governo do Estado, governo federal e empresas privadas, com o intuito de oferecer um ensino de qualidade, voltado para o desenvolvimento regional, dentro das caracterÃsticas de cada comunidade agrÃcola do Estado. Em Esperantina, a prefeitura construiu a estrutura fÃsica, com recurso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, através de um termo de sessão de uso, repassou o prédio para que uma escola da rede estadual fosse implantada.
Pedagogia da alternância
A Pedagogia da Alternância foi criada na França no inÃcio do século XX, em um perÃodo de grande êxodo rural, com o intuito de evitar os longos perÃodos de traslado até as escolas, ou que os estudantes fossem mandados definitivamente para internatos em regiões rurais, ou mesmo urbanas.
No Brasil, a metodologia chegou no final da década de 1960 a quase todos os Estados, principalmente a áreas de difÃcil acesso do transporte escolar. Neste modelo de educação, os estudantes têm disciplinas regulares do currÃculo escolar, além de disciplinas técnicas voltadas à s atividades do campo e, no perÃodo em que passam em casa, colocam em prática o aprendizado adquirido durante o perÃodo de estadia na escola.