NA 5ª EDIÇÃO DA OLP
No primeiro dia de atividades da fase regional da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, categoria crônicas, que está sendo realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o estudante Samuel dos Santos Silva de Esperantina assistiu a uma palestra sobre a produção de fotografia utilizando o celular e, nesta quarta-feira, no período da tarde, durante o passeio cultural, irá praticar a arte de fotografar.
A palestra foi ministrada pela fotógrafa Verônica Manevy, que contou para os alunos a história da fotografia até o dia de hoje e compartilhou as técnicas para se produzir uma boa foto utilizando o aparelho celular. O objetivo da palestra foi despertar o aluno para a produção de fotografias sobre o cotidiano para inspirar novas crônicas.
Do Tocantins, quatro professores e quatro estudantes estão participando da fase regional da Olimpíada. Nesta quarta-feira pela manhã, os alunos participaram de uma oficina sobre o gênero literário crônicas. Eles também assistirão a uma palestra com o escritor Otávio Júnior. Já os professores participaram de uma formação sobre o gênero crônica e à tarde irão acompanhar os alunos nas atividades.
Na noite de abertura da fase regional, todos os participantes receberam medalhas de bronze pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do processo da Olimpíada.
Estão participando da etapa presencial da Olimpíada o estudante Samuel dos Santos Silva e a diretora Cíntia Kícila Barbosa Silva, do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina; Pedro Henrique Marinho Nunes, 15 anos, e a professora Eliana Brito Soares Gouveia, da Escola Estadual Madre Belém, de Palmas; a estudante Thalita Batista dos Santos e a professora Rosana Ribeiro dos Santos, de Taipas do Tocantins; e a aluna Ravylla Nayara da Silva e a professora Mariza de Jesus Ferreira do Colégio Estadual de Lavandeira, da cidade de Lavandeira.
Impressões
“Os momentos de troca de experiência e a diversidade linguística têm sido maravilhosos. Este é um reconhecimento do trabalho realizado pela professora e pela escola. Um aprendizado sem igual”, contou a diretora Cíntia.
“Só nós sabemos a emoção que estamos vivendo. Estarmos aqui é um grande passo. Esperamos nos aperfeiçoar e levar novos conhecimentos para a nossa cidade e para a nossa escola”, contou a professora Mariza.