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17/02/2022 - 12h00m

SEM QUALIDADE

Estação de tratamento de água de Araguatins é vistoriada pela Defensoria após aumento da tarifa local

DPE constatou as dificuldades da prefeitura de entregar um serviço de qualidade durante vistoria na estação de tratamento de água de Araguatins

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou uma vistoria na estação de tratamento de água de Araguatins, visando obter informações sobre o porquê do recente aumento da tarifa de fornecimento do serviço no município.

A atuação defensorial ocorreu nesta quarta-feira, 16, e envolveu a diretora regional de Araguatins, defensora pública Cláudia de Fátima Pereira Brito, o coordenador do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, defensor público Pablo Mendonça Chaer e o assessor técnico de Defensor Público Vinicius Gomes de Souza.

De acordo com Pablo Chaer, que também conversou com a população local, foi detectado que a estrutura da estação é arcaica e impossibilita que o serviço seja entregue, regularmente, à população. Além disto, foi constatado, também, que quase metade das residências da cidade não possui hidrômetro.

Apesar das falhas notadas, conforme revela o Coordenador do Nuamac Araguaína, a prefeitura justifica o aumento da tarifa como única maneira possível de buscar as melhorias necessárias para otimizar o fornecimento de água no município. Desta maneira, explica Pablo Chaer, com base nos dados levantados, a Defensoria, inicialmente, vai agir de maneira extrajudicial para regularizar o serviço de maneira geral no município.

Neste primeiro momento, vamos verificar quais medidas extrajudiciais podemos tomar para auxiliar a prefeitura a melhorar o serviço sem onerar tanto os cidadãos. Além disto, vamos recomendar uma audiência pública para que a própria população decida sobre a possível privatização do serviço, considerando as dificuldades da prefeitura de entregar um serviço de qualidade”, destaca o Defensor Público.

Judicialização

Apesar do foco na resolução extrajudicial, o Defensor Público enfatiza que a judicialização do caso não é algo descartável.

Concomitante às ações extrajudiciais, vamos averiguar a possibilidade de medidas judiciais para que o município ou a concessionária responsável instale hidrômetros em todas as residências, porque sem eles pessoas que estão usufruindo do serviço não estão sendo cobradas por isto, enquanto os que têm hidrômetro terminam pagando por estas, algo inaceitável que deve ser ajustado”, enfatiza Pablo Chaer.

Prédio com estrutura danificada (Foto: Nuamac Araguaína/Divulgação)

Defensor conversou com os moradores para saber a qualidade da água que está sendo entregue nas residências

Defensor público tirou dúvidas com os técnicos que trabalham no local (Foto: Nuamac Araguaína/Divulgação)

Vistoria conheceu a estrutura do local (Foto: Nuamac Araguaína/Divulgação)

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2 Comentário(s)

  • Jose Aparecido ferreira da silva | 18/02/2022 | 09:46 Em minha casa essa água só é utilizada para o banho e outras, menos para beber, pois até as vezes no banho provoca aleria " COCEIRA " em todo o corpo, além do cheiro forte devido o cloro colocado, a muitos anos vem esse problema na qualidade dessa água que abastece a cidade. Já trabalhei ai quando havia um grupo gerador a disel para que funcionar a bomba dentro do poco que esse recebia a àgua do taquari, era bem rustico o servico de bobeamento, anos passam o preco aumenta e a qualidade nada, a privatização tirará o monopolio e de sermos obrigados a usar um produto de má qualidade e cara. A privatizacao exclue aqueles que so visam lucros, e tornará a empreza a prestsr bons serviços, desde que nao recebam ordens contraria. Essa grande sociedade ARAGUATINENSE merecem tudo de e de melhor.
  • Jailson Araujo gomes | 17/02/2022 | 19:05 Mais vai ficar por isso mesmo a situação.pq a água não e de boa qualidade
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