ATUAÇÃO
A partir desta segunda-feira, 24, as ações integradas de fiscalização, combate e monitoramento aos incêndios florestais no Tocantins passam a ter o apoio de um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A aeronave ficará baseada na sede do 1° Batalhão de Bombeiros Militares, na antiga Avenida do Aeroporto, em Palmas. Segundo a Defesa Civil Estadual, que encabeça os trabalhos por meio do Comitê do Fogo, o plano é fazer voos diários, inicialmente, na região central do Estado.
O coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves, ressaltou a participação do aparelho nas ações integradas, onde já tem o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e um avião do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Participam também das atividades integradas, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Guarda Metropolitana de Palmas e a Fundação Municipal de Meio Ambiente.
“É muito válido. A gente sabe que esse modelo de aeronave tem uma grande agilidade, podendo sobrevoar áreas onde, muitas vezes, um avião não consegue. E ele ainda tem a capacidade de colocar combatentes em locais de difícil acesso durante uma ação emergencial”, afirmou o tenente-coronel Erisvaldo Alves.
O helicóptero fez sua última operação na Lagoa da Confusão, e tem capacidade para sete lugares, sendo três tripulantes. Outra vantagem do modelo, é que ele também possui helibalde, o compartimento que vai pendurado na parte de baixo, levando água para o combate às queimadas.