Facebook
18/06/2015 - 11h47m

Estado realiza oficina de acolhimento a médicos do Provab de Angico, Axixá, Esperantina e de mais 05 municípios do TO

Redação

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) prevê a atuação de profissionais da saúde em diversos estados. E com intuito de acolher e informar os médicos do Provab que atuam no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta quarta-feira, 17, uma oficina de acolhimento, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, o Estado conta com 11 médicos do programa atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Angico, Axixá do Tocantins, Esperantina, Araguaína, Palmas, Colinas, Chapada da Natividade, e Aragominas.O Tocantins possui ao todo 473 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O programa existe no Estado há três anos e inicialmente os profissionais eram selecionados e enviados diretamente para os municípios. Com o edital deste ano, o programa de provisão unificou o Provab e o Programa Mais Médicos.

Para a diretora de Atenção Primária da Sesau, Marudiney Rodrigues, a oficina disponibiliza aos profissionais as informações sobre Atenção Básica e mostra o cenário no qual estão inseridos. “Pensamos em fazer um momento informativo, falar um pouco do que é o programa aos médicos que entraram no Provab este ano, mostrar os indicadores de saúde da Atenção Básica, o planejamento estratégico para o território que eles atuam e falar do apoio da Sesau às equipes de Estratégia de Saúde da Família, das quais fazem parte. Ou seja, que os profissionais voltem para seus municípios com algum produto para utilizá-lo na prática”, explicou.

De acordo com o médico Tibério Azevedo Neto, que atua há três meses no município de Angico, a oficina é um espaço para conhecer o programa e as informações com relação a Atenção Básica serão aplicadas no cotidiano.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS