O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) prevê a atuação de profissionais da saúde em diversos estados. E com intuito de acolher e informar os médicos do Provab que atuam no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta quarta-feira, 17, uma oficina de acolhimento, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, o Estado conta com 11 médicos do programa atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municÃpios de Angico, Axixá do Tocantins, Esperantina, AraguaÃna, Palmas, Colinas, Chapada da Natividade, e Aragominas.O Tocantins possui ao todo 473 equipes da Estratégia Saúde da FamÃlia (ESF).
O programa existe no Estado há três anos e inicialmente os profissionais eram selecionados e enviados diretamente para os municÃpios. Com o edital deste ano, o programa de provisão unificou o Provab e o Programa Mais Médicos.
Para a diretora de Atenção Primária da Sesau, Marudiney Rodrigues, a oficina disponibiliza aos profissionais as informações sobre Atenção Básica e mostra o cenário no qual estão inseridos. “Pensamos em fazer um momento informativo, falar um pouco do que é o programa aos médicos que entraram no Provab este ano, mostrar os indicadores de saúde da Atenção Básica, o planejamento estratégico para o território que eles atuam e falar do apoio da Sesau à s equipes de Estratégia de Saúde da FamÃlia, das quais fazem parte. Ou seja, que os profissionais voltem para seus municÃpios com algum produto para utilizá-lo na práticaâ€, explicou.
De acordo com o médico Tibério Azevedo Neto, que atua há três meses no municÃpio de Angico, a oficina é um espaço para conhecer o programa e as informações com relação a Atenção Básica serão aplicadas no cotidiano.