A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, empresas de ATER – Assistência Técnica Rural e produtores estão trabalhando pela melhoria do PNCF – Programa Nacional do Crédito Fundiário. Uma das ações para isto ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 09, em reunião com todos os envolvidos no setor, no auditório da Secretaria, em Palmas.
O programa atende atualmente cerca de 3.700 agricultores familiares no Tocantins, desde 2004. Segundo o Diretor do Departamento Nacional de Crédito Fundiário do MDA, Dino Sandro Castilhos, os recursos estão suspensos para aquisição das linhas de créditos, mas a intenção é que volte no máximo em 60 dias. “Enquanto isso, estamos reunindo com os diversos atores envolvidos no Programa para somarmos esforços, com o objetivo de melhorar o sistema de atendimento aos agricultores familiaresâ€, informou
De acordo com o superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da Seagro, Marcelo Caldeira, esses encontros são necessários devidos à s novas mudanças para a reestruturação do Programa. “A ideia é levantar as principais demandas que emperram o andamento do Programa e com isso, propor as soluções necessárias para a continuidade das ações no Tocantinsâ€, disse, ressaltando que os principais reforços devem ocorrer na regularização dos projetos e nas assistências técnicas prestadas aos produtores.
Presentes
Participaram da reunião, os técnicos do MDA, a Seagro, por meio da UTE – Unidade Técnica Estadual, entidades de ATER – Assistência Técnica Rural, representantes da Fetaet – Federação dos Trabalhadores Rurais do Tocantins e a DFDA – Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário.