Os acadêmicos da Unitins conheceram na noite desta sexta-feira, 22, na sede de Palmas, um pouco do trabalho da Enactus, uma ONG internacional sem fins lucrativos que desenvolve projetos socioempreendedores para melhorar a vida de pessoas em todo o mundo. Além disso, eles foram convidados a formarem times e participarem da rede com projetos para desenvolver comunidades no Tocantins. A Unitins é a primeira universidade do estado a fazer parceria com a Enactus.
A apresentação da organização foi feita pela coordenadora regional da Enactus Brasil, Lara Pontes, comunicadora social e estudante de direito em Teresina, no PiauÃ. De acordo com a coordenadora, o objetivo na apresentação foi explicar para os acadêmicos e os professores da Unitins o que é a organização, como são desenvolvidos os projetos e, principalmente, convidar os alunos para se integrarem nas iniciativas.
“A região norte é carente de projetos que melhorem a vida das pessoas e a universidade, os estudantes, podem fazer parte disso, o trabalho beneficia as comunidades e os jovens também que colocarão em prática os seus conhecimentosâ€, argumenta Lara.
Os acadêmicos presentes no auditório da Unitins ficaram animados com a oportunidade. O estudante do 5° perÃodo de direito em Augustinópolis, José Nilson Pereira Silva, lembrou que boas ideias sempre surgem, mas é preciso orientação, o que espera ter ajudando a formar um time para o câmpus da cidade. “Precisamos de orientação para transformar essas ideias em projetos, saber como fazer os projetos e levar adianteâ€, ressaltou.
Neste sábado, 23, os estudantes interessados em formar times para realizar projetos na Enactus participam de um treinamento no auditório da Unitins, na sede administrativa de Palmas. A atividade começa às 8h.
Participações
A reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, a vice-reitora e os pró-reitores de Graduação, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da instituição participaram da apresentação. O evento também contou com o diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Marcelo Mendonça, que lembrou que todos os anos recursos voltam aos cofres governamentais por falta de projetos. Ainda estiveram presentes estudantes dos câmpus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.
Etapas Enactus
A Unitins será a pioneira no Tocantins e poderá formar até quatro times, um para cada câmpus da instituição. Na região norte, a Enactus está presente em 12 cidades. No Brasil são 68 times em todas as regiões do paÃs.
Anualmente é realizada uma competição nacional no mês de julho, em São Paulo, onde juÃzes brasileiros e de outros paÃses elegem um time para representar o Brasil no campeonato mundial onde é escolhido o melhor projeto desenvolvido pela rede Enactus no mundo. Neste ano a etapa global acontece em Joanesburgo, na Ãfrica do Sul.