EDUCAÇÃO
Secretário executivo da Educação recepcionou a delegação neste sábado,13, em Palmas.
Com 89 medalhas e sete recordes quebrados, a delegação do Tocantins fez a melhor campanha do Estado nas Paralimpíadas Escolares, em 10 anos. O feito rendeu ao Tocantins o título inédito de vice-campeão no ranking de medalhas do atletismo. Foram 84 vitórias nas provas de pista e campo. As demais medalhas foram conquistadas na natação e na bocha.
As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os melhores colocados nesta etapa regional, realizada de 8 a 12 de agosto em Brasília, estão classificados para a fase nacional, no mês de novembro, em São Paulo.
Recordista
Doriel Chaves correu contra o tempo e levou o ouro no atletismo 1.500 metros na classe T46. O aluno do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, Luzinópolis, foi o recordista nacional na prova.
Indígenas e quilombolas
Não foi só o número de medalhas que colocou o Tocantins sob os holofotes nesta etapa. Com os estudantes da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, o Estado fez história como os indígenas pioneiros nas Paralimpíadas Escolares. Jesionita Apinajé conquistou dois ouros no atletismo. Danilo Apinajé faturou um ouro e uma prata no atletismo.