A estudante Adrielly Dias Santana, 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio João de Abreu, de Dianópolis, está vivendo o seu melhor momento. Foi a vencedora das provas de salto no atletismo da fase estadual dos JETs – Jogos Estudantis do Tocantins pelo segundo ano consecutivo e ainda recebeu certificados por três meses consecutivos por ser a aluna destaque na escola.
Adrielly está feliz, vai se preparar melhor para representar o Tocantins nas OlimpÃadas Escolares Brasileiras que serão realizadas em Cuiabá, Mato Grosso, no perÃodo de 22 de novembro a 8 de dezembro. No ano passado a atleta participou da fase nacional em João Pessoa, ParaÃba.
Outras histórias
A estudante Lorena Ribeiro, 15 anos, da Escola Estadual 1º de Junho, em Pequizeiro, se destacou por ser a única aluna da instituição que se interessou pelo atletismo. Desde os 12 anos Lorena participa dos JETs e foi observando as provas de atletismo que resolveu treinar e participar das corridas. Nos JETs de 2010 ela foi classificada na fase regional, mas não pode participar da fase estadual, porque a escola em que estudava não investiu na atleta. Foi uma decepção na sua vida, mas não desistiu, passou a estudar numa escola da rede estadual e lá teve o apoio da gestora e dos professores para realizar o seu sonho: ser estrela do atletismo.
Milena Ribeiro Guimarães, 15 anos, aluna do 1º ano do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, também foi classificada pelo segundo ano consecutivo na categoria tênis de mesa. Para ela, o esporte é mais do que uma disciplina, uma conquista, é o seu principal hobby. Feliz em representar o Tocantins, Milena vai intensificar os seus treinos.
O que dizem os professores?
Hebson Sousa Rodrigues, da Escola Estadual Irineu Albano, de GuaraÃ, trouxe uma equipe de 13 alunos/atletas para disputar as categorias xadrez, atletismo, natação e tênis de mesa. “Percebo que os nossos alunos estão melhorando a cada ano. O esporte ajuda a motivar os jovens para o estudo e a movimentar a escola. Vamos para as competições nacionais com mais condições de vencerâ€, disse.
Maria Marinho, gestora da Escola Estadual 1º de Junho, de Pequizeiro, veio acompanhar os estudantes nas competições. Ela é uma das maiores incentivadoras dos alunos/atletas, com direito a tietagem. “Na escola, poucos alunos têm interesse pelo atletismo. Junto com os professores vamos fazer uma campanha para incentivar mais jovens nesta modalidade de esporte, precisamos diversificar para ter mais gente envolvidaâ€, afirmou.
As provas da fase estadual dos JETs, categoria 15 a 17 anos, foram realizadas em Palmas neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de outubro, com a participação de 484 alunos das redes municipal, estadual e privada. Os Jogos Estudantis são uma realização do Governo do Estado do Tocantins.