NUPETINS
Além dos 11 artigos escritos por acadêmicos do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, o compêndio também reúne trabalhos de acadêmicos e professores de outras instituições de ensino superior.
A versão impressa da segunda edição do compêndio “Direito e Cidadania” produzido pelo Núcleo de Pesquisas Jurídicas (Nupetins) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi doado à biblioteca do Câmpus Augustinópolis neste mês de dezembro. A entrega foi feita pelo grupo de professores organizadores do livro à diretora da unidade, Gisele Padilha.
Todos os artigos científicos estão relacionados à temática de Direito e Cidadania. A seleção dos trabalhos foi feita por uma comissão do Nupetins. A obra foi organizada pelos professores do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis, sendo eles: Márcio Fernando Moreira Miranda, Hewldson Reis Madeira, Wilker Batista Cavalcanti e Márcia da Cruz Girardi. A publicação foi feita pela editora Aya.
"O livro é resultado do debate acadêmico de cunho científico tendo como resultado uma diversidade de temas com a finalidade de difusão do conhecimento para toda a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade em geral. O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas", explica o professor Hewldson Madeira, coordenador do Nupetins.
Além dos 11 artigos escritos por acadêmicos do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis, o compêndio também reúne trabalhos de acadêmicos e professores de outras instituições de ensino superior. A obra traz à tona a importância da pesquisa e da preocupação com temas sociais relevantes para a comunidade local.
"Os discentes, ao serem incentivados à produção de artigos, ingressam e se mantêm sempre à frente no mundo do conhecimento juntamente com seus orientadores, gerando atualizações contínuas e um verdadeiro estado de revitalização, tendo em vista que se sentem valorizados e incentivados a continuarem publicando. Isso sem sombra de dúvidas faz parte de uma formação acadêmica universitária”, argumentou o professor Wilker Cavalcanti, pesquisador do núcleo e um dos professores organizadores.
Além do exemplar doado para a biblioteca do Câmpus Augustinópolis, uma versão do livro foi entregue para o Conselho Estadual de Educação. Ao todo, cinco exemplares impressos foram doados.