Durante reunião do Fórum Estadual de Mulheres do Campo, da Floresta e das Ãguas de 2016, promovido pela Secretaria de Cidadania e Justiça, através das Diretorias de PolÃticas para as Mulheres e de Direitos Humanos, na manhã do dia, 16 de fevereiro, definiu para os dias, 04, 05, 08, 09, 11 e 12 de março o atendimento das unidades móveis de SÃtio Novo do Tocantins, Esperantina e São Miguel do Tocantins.
“O grande objetivo do Fórum é o combate à violência contra a mulher, por meio das unidades móveis que atendem nos municÃpios mais carentes de polÃticas públicas e proteção para essas mulheres em estado de violênciaâ€, ressaltou Maria Vanir IlÃdio, diretora de Direitos Humanos.
As unidades móveis - que fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e se somam ao programa “Mulher, Viver sem Violência†– tem como objetivo integrar serviços para aplicação da Lei Maria da Penha no campo, na floresta e nas águas. Com essa ação são levados serviços de segurança pública, justiça, assistência psicossocial e informação sobre a Lei Maria da Penha para mulheres que vivem em áreas remotas.
Novas Entidades
Na reunião também foi anunciada cinco novas entidades que integração o Fórum Estadual de Mulheres do Campo, da Floresta e das Ãguas. São elas: Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama; Colônia de Pescadores de Esperantina; Ação Social Arquidiocesana de Palmas; PolÃcia Militar; e Associação das Mulheres IndÃgenas do Estado do Tocantins.
Programação de Março
Atividades a serem desenvolvidas nas cidades:
. Oficinas sobre Direitos e Empoderamento das Mulheres;
. Saúde e prevenção contra o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya;
. Sustentabilidade e comercialização;
. Economia Solidária e Documentação
Datas:
. 04 e 05 de março de 2016 - Comunidade Sumaúma no municÃpio de SÃtio Novo
. 08 e 09 de março de 2016 - Vila Tocantins no municÃpio de Esperantina
. 11 e 12 de março de 2016 - Comunidade Grota do Meio no municÃpio de São Miguel