POLÃTICA
Chegando o prazo final para a realização das convenções municipais que será em 05 de agosto. O final de semana foi concorrido na corrida das oficializações das coligações neste fim de semana no Bico do Papagaio.
Em Araguatins, na sexta- feira, 29, no Salão Social do Clube da Acácia do Araguaia, foi a convenção realizada pelo PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, confirmando como já esperado o nome de Cláudio Santana para a disputa pela Prefeitura de Araguatins.
O local esteve lotado por populares, membros, convencionais e militância do partido local, pretensos candidatos à vereador, além de autoridades municipais, estaduais e federais, nos quais prestigiaram o evento.
A convenção foi sacramentada com a coligação do PMDB com PP, PSD, PMB, PROS, PTC, PHS, PDT, PSC, PTB, PEN. E trouxe como surpresa o nome do araguatinense Domingos Coimbra para compor a chapa como vice-prefeito.
Compareceram a convenção os deputados estaduais Rocha Miranda, Valdemar Júnior e Nilton Franco, além das deputadas federais Dulce Miranda e Josi Nunes.Que elogiaram a escolha do vice-prefeito, para compor a chapa.
O deputado estadual Rocha Miranda (PMDB), destacou conhecer o pré-candidato Cláudio Santana, há muitos anos, o caracterizou como jovem cidadão e apaixonado por Araguatins. Ele reforçou as suas prestações de serviços a cidade. “Me alegra saber que aqui está elando a experiência e o amor de Cláudio, para Araguatins. Tiro o chapéu e acredito que será o melhor resultado eleitoral do Estado”, declarou.
Já uma moradora em entrevista ao webjornal Bico 24 Horas, disse. “Araguatins não é diferente das outras cidades do estado, a cidade era para está espalhada de obras nos quatro cantos da cidade, mas a atual gestão, sempre tem a desculpa da crise enfrentada pelo país. Estaremos juntos nas ruas para que Cláudio Santana seja eleito a prefeito e quebraremos paradigmas”, exaltou.
Em discurso Cláudio Santanta saudou e agradeceu a participação das autoridades, público, partidos coligados e sua família, além de afirmar que se for eleito pretende priorizar ações nas áreas de Agricultura, com melhorias de estradas e assistência; Educação, com avanços nos campos estruturais e de condições aos trabalhadores do setor; Saúde, com medidas urgentes de otimização dos serviços; Turismo, com investimentos em divulgação, atrações e calendário fixo.
E no sábado, 30, na Câmara Municipal de Araguatins foi a vez de Aquiles da Areia (PRB), que trouxe como vice o já previsto Nilson Tabocão (PTN). O empresário Nilson Tabocão, discursou e relembrou como começou a ideia de Aquiles ser candidato. “Me lembro que tudo isso começou como uma brincadeira na minha fazenda. Uma brincadeira que começou a ganhar rumo que eu nunca imaginei. Sempre tive vontade de fazer algo por Araguatins, pois estou aqui há mais de 30 anos”, disse.
Aquiles fez duras críticas ao sistema político e disse que a prefeitura se tornou um balcão de negócios. “Sabemos que a Prefeitura de Araguatins foi vendida para empresários do Pará e do Maranhão. Já fui assediado por muitos, não estou disposto a me vender. A Araguatins de hoje, é pior que o Araguatins de ontem. Chegamos a desordem total. Aqui do meu lado não tem trambiqueiro. Todos são fichas limpa. Estamos isolados e abandonado. Vou mudar essa situação”, discursou justificando sua decisão de ser candidato.
E ainda, no sábado, 30, Marcos da Eticam sinalizou a cantora evangélica Railda Gomes (DEM), como sua vice.
PSDB, DEM, SD, PR, PRP e PSOL devem compor a Coligação de Marcos e Railda.
“Com a Railda estamos contemplando a ala feminina e evangélica. Acho que as mulheres devem ter uma maior participação na política araguatinense e estamos contribuindo para isso. Não tenho dúvidas que a Railda saberá representar bem os dois seguimentos em nossa administração”, disse Eticcam.
O Democratas (DEM) realizou ainda, um café da manhã no domingo, 31, na residência do pré-candidato a prefeito tucano, Marcos da Eticcam, para anunciar de forma oficial Railda Gomes, como pré-candidata a vice-prefeita de Araguatins.
Augustinópolis
Em Augustinópolis, no sábado, 30, na convenção realizada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no Centro Estadual de Educação La Salle, foi confirmado o nome da professora Carmem Alcântara para a disputa pela Prefeitura.
No local compareceram populares, membros, convencionais e a militância do partido local, além de autoridades municipais, os ex-deputados estaduais Iderval Silva e Manoel Queiroz, o ex-deputado federal Osvaldo Reis e Elizângela Glória Cardoso, reitora da Unitins, representando a primeira dama estadual e deputada federal Dulce Miranda.
Os partidos coligados PSL, PSDC, PSB, PRTB, PTN, PSD, PP, PROS, PV e PMDB lançaram 22 candidatos ao legislativo municipal e a candidatura majoritária, que ainda não tem candidato a vice-prefeito definido, denominou a coligação com o nome de Unidos por Augustinópolis.
Esperantina
Em Esperantina, no sábado, 30, o PMN definiu em convenção Sulo para prefeito e Assis para vice. Sulo é servidor público de carreira do IBGE. Morador de Esperantina desde 1985, foi lavrador, professor e é militante político juntamente com uma equipe de jovens desde 2008, quando fundaram o grupo Cidadania em Esperantina.Assis, que também milita no referido grupo, é morador da região rural conhecida como Tobasa. “Representamos a nova política, com campanha simples, sem dispêndio vultoso de gastos e sem o loteamento habitual das estruturas de governo e serviços que pautam as campanhas tradicionais”, disse Sulo.
O candidato do PMN também defende um perfil técnico dos quadros de primeiro escalão do governo municipal e a valorização do serviço de pastas consideradas normalmente como troco em negociações, como é o caso das pastas de Turismo, Esportes, Cultura e Transportes, que também são essenciais à gestão. “Quando levamos em conta o potencial da região para a geração de emprego e renda a partir da exploração do turismo e da cultura local não podemos ter nestes cargos pessoas com perfil apenas decorativo”, acrescentou ainda o candidato a prefeito pelo PMN.
E no domingo, 31, a convenção do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), confirmou Deumar Alves, como candidato a prefeito nas eleições municipais de 2016.
Deumar já foi vereador por 3 mandatos e prefeito por um mandato. Deixou como legado de seu governo 17 obras que até hoje permanecem.
O candidato a vice-prefeito de Deumar será o atual vice-prefeito, Louro do PT. Em sua fala, Louro disse que já havia decido que não participaria do processo eleitoral como candidato, mas como parte integrante de um grupo, no entanto decidiu mais uma vez se colocar a disposição. Louro do PT tem um histórico em sua carreira política de nunca ter havido sofrido uma derrota nas urnas.
Compõem a coligação de Deumar: o PMDB de cabo Silva; o PPS dos ex-vereadores Toizim e Ildani o PSL do Professor Branco; e o PT.
De acordo com participantes da convenção, esse será um momento histórico, em que os eleitores são conclamados a eleger mais uma vez o primeiro prefeito da cidade.
São Bento do Tocantins
Já em São Bento do Tocantins, na sexta-feira, 29, os ex-prefeitos Ronaldo Parente (PSB) e Lafaete Milhomem (PMDB), ambos até então pré-candidatos a prefeitos, entraram em acordo e fizeram uma composição para a formação de uma chapa única para disputar a Prefeitura Municipal.
O anúncio foi feito durante reunião na residência de Lafaete, com amigos, líderes e correligionários. No acordo, Lafaete será a vice e Ronaldo, o cabeça de chapa.
Ainda na sexta-feira, 29, O progressista Paulo Wanderson definiu sua parceira de chapa na disputa pela Prefeitura de São Bento do Tocantins. Sua vice será a vereadora Ernildes Claudino (PDT).
Além do PDT, Paulo Wanderson ainda fechou apoio do PSD, presidido pelo empresário Wanderley Milhomem, irmão de Ernildes e da pré-candidata a prefeita, Lafaete Milhomem (PMDB).
Ernildes está em seu terceiro mandato de vereadora e já foi duas vezes presidente da Câmara Municipal.
São Sebastião do Tocantins
Em São Sebastião do Tocantins, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou sua convenção na quarta-feira, 27, no Clube Leydiane e homologou a candidatura do professor Adriano Rodrigues de Moraes à Prefeitura.
A candidatura do petista terá como aliados o PPS – que indicou o ex-vereador Valmir Pereira de Sousa para a vaga de vice-prefeito; PV, PHS, PRTB, DEM, PSD e PSC, que vão lançar 18 candidatos a vereador.