ESTÁGIO
A programação ocorreu na última quinta-feira, 17, e está relacionada à disciplina de Estágio Supervisionado com Enfoque na Atenção Básica.
A saúde das gestantes atendidas pela Unidade de Saúde da Família III, no bairro Santa Rita, em Augustinópolis, foi abordada por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na última quinta-feira, 17. Os discentes do 9º período da graduação realizaram uma palestra destacando os principais cuidados que as mulheres grávidas devem ter durante suas gestações.
Entre os pontos abordados é possível destacar o aleitamento materno, como destaca a acadêmica do 9º período, Wiliane Freire Pinheiro. “Conseguimos repassar saberes científicos sobre essa temática, uma vez que existem vários mitos sobre o leite materno. O que as mães muitas vezes não sabem é que a importância do leite materno vai muito além do vínculo afetivo. Ele previne doenças na vida adulta e dá o aporte nutricional necessário. Assim, a falta do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida pode acarretar em doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade”, explica a aluna.
A ação está vinculada à disciplina Estágio Supervisionado com Enfoque na Atenção Básica, ministrada pelo professor Herculano Rodrigues Silva, do colegiado de Enfermagem. “Muitas dessas mães não têm informações corretas acerca do assunto, então nosso objetivo foi aproximar essa paciente da sua unidade de saúde, fazendo com que ela aumente a quantidade de visitas à UBS. Os acadêmicos também abordaram a questão do aleitamento materno como fonte exclusiva de alimentação do bebê, além de consultas, exames e todas as outras informações necessárias para que essas mães possam ter um Pré-Natal tranquilo e completo”, pontuou.
Durante a ação 19 gestantes foram contempladas e ainda receberam orientações acerca da Saúde Bucal durante a gravidez, assunto que foi abordado pelos próprios profissionais de saúde da unidade. A ação foi realizada pelos acadêmicos da Unitins e é resultado da parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde.
“A ação foi de suma importância para nós acadêmicos, bem como para as gestantes, pois através dessa programação foi possível estabelecer uma aproximação com a comunidade assistida pela unidade, assim como com a equipe. Foi um momento muito importante para a nossa formação”, ressaltou a acadêmica Wiliane.