SEDUC E ICE
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) promovem, de 25 a 27 de abril, formação para equipes gestoras e pedagógicas das 12 escolas contempladas pelo programa Escola Jovem em Ação, que oferta o ensino médio em tempo integral no Tocantins. O encontro acontece na Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (Unicet), em Palmas, também com a participação de professores e técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) do Bico do Papagaio, que atuam diretamente com o programa.
Nos dias 25 e 26 a capacitação é voltada para a gestão escolar visando alinhar a prática da liderança servidora aos princípios da escola da escolha, um diferencial da Escola Jovem em Ação. De 26 a 27, a formação é direcionada para as rotinas pedagógicas quando serão capacitados coordenadores das unidades escolares e professores coordenadores de área, com o objetivo de subsidiar as atividades desenvolvidas nesse novo modelo de ensino.
Segundo o analista de projetos da Escola Jovem em Ação no Tocantins, Danilo Machado, para que as metas do programa sejam alcançadas, a formação continuada dos profissionais que atuam nestas escolas é fundamental. “Todas as equipes envolvidas na implantação do programa já participaram da formação inicial e agora estão sendo realizados os aprofundamentos para os especialistas”, relata.
A Escola Jovem em Ação
No Tocantins, 12 unidades de ensino da rede estadual integram o programa Escola Jovem em Ação incentivando o protagonismo juvenil e oferecendo uma política pedagógica voltada para a transformação dos sonhos dos estudantes em projetos de vida. Estudando em tempo integral, os alunos do ensino médio terão acesso a salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos e uma série de mudanças curriculares que têm como objetivo a melhoria da aprendizagem para dar a eles condições de acesso à universidade e ao mundo do trabalho.