Facebook
05/04/2016 - 21h24m

Governador discute benefícios para Agricultura Familiar com representantes do Incra e do MDA

Cláudio Paixão

“A agricultura familiar tem dado boas contribuições ao desenvolvimento econômico do Estado. A intenção do governo é ser parceiro de projetos que beneficiem homens e mulheres do campo”. A declaração foi feita pelo governador Marcelo Miranda nesta terça-feira, 05, em reunião com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante a reunião foram discutidas com o superintendente do Incra no Tocantins, Edvaldo Oliveira, e o delegado federal do MDA, Silvio Ney Monteir, medidas e projetos direcionados aos agricultores familiares do estado. Dentre eles a construção do Plano Estadual para Agricultura Familiar e Camponesa, previsto no Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, como Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A criação do Plano Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista no PPA 2016/2019, oficializa o compromisso do Governo do Tocantins em contribuir para a redução das desigualdades sociais, por meio do fortalecimento e consolidação da agricultura familiar no Estado. O Plano será promovido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e coordenado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS) e a Superintendência de Agricultura Familiar.

Conferência ATER
Na ocasião, também foi abordada a organização da 2ª Conferencia Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural a ser realizada em Palmas nos dias 11 e 12 de abril de 2016. O encontro tem como objetivo elaborar estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade aos agricultores familiares do Brasil.

A Conferência também busca abordar o papel da assistência técnica e extensão rural (Ater) como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, de melhoria da qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira. Nesse sentido o MDA está propondo a criação de uma comissão estadual de agroecologia. Seria um fórum de articulações no Estado, que visa apoiar e implementar ações de produção de base agroecológica.

De acordo com o delegado federal do Incra, Sílvio Ney Barros Monteiro, o governador tem dado uma atenção especial a agricultura familiar. “Com a criação da Superintendência da Agricultura Familiar, ele demonstrou entender o potencial e o papel desse segmento no Tocantins. O governo do Estado tem investido no setor e o governador foi muito receptivo ao que apresentamos”, ressaltou.

SUSAF
Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, para a implementação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf) e para garantir a compra da produção dos agricultores familiares, o Ruraltins vai atuar junto aos municípios na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O SIM é que dá a indicação de que as agroindústrias dos municípios estão aptas a ingressar no Susaf. “O Ruraltins e Adapec acertaram uma proposta de aditivos aos convênios com os municípios, onde vamos disponibilizar os profissionais para ficar oito horas por semana disponíveis no município respondendo pela inspeção sanitária”, explicou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS