O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, recebeu nesta quinta-feira, 20, o embaixador de Taiwan e representante do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Isaac Meng-Hung Tsai. Durante a audiência no Palácio Araguaia, que teve a participação de secretários de Estado, um dos assuntos abordados foi a possibilidade da realização de um intercâmbio educacional e cultural entre o Tocantins e o Taiwan.
“Nosso governo sempre considerou a educação em primeiro lugar porque não temos recursos naturais em Taiwan, então temos que investir em recursos humanos. Nós investimos em tecnologia, em pesquisa e vemos que há espaço para cooperação que pode beneficiar o Tocantins. Estamos aqui para conhecer o Estado, porque sem conhecer não poderÃamos fazer nenhum tipo de acordo. É um Estado novo e com muito potencialâ€, destacou Isaac Meng-Hung Tsai.
Além das parcerias comerciais com o Taiwan, o governador Marcelo Miranda destacou a possibilidade de promover um intercambio que beneficiará os estudantes tocantinenses. “Com essa conversa inicial, pensamos que pode ser feita essa parceria. Um projeto que envolva a educação e a cultura para um intercâmbio entre o Tocantins e o Taiwan, por meio de bolsa de estudos. O ponto importante dessa primeira conversa é deixar a teoria e irmos para a prática. É um primeiro passo muito importante para consolidar os investimentos que aproveitem o potencial do nosso estadoâ€, enfatizou.
A subsecretária da Secretaria de Estado da Educação, Morgana Nunes Tavares Gomes, apresentou os projetos da pasta ao embaixador do Taiwan. “Os planejamentos atual da Secretaria da Educação são voltados para diminuir os impactos socioeconômicos no desenvolvimento regional, pois o desenvolvimento passa pela educação. Nosso plano foi pensado para os próximos 30 anos com a meta de aumentar os Ãndices educacionais e erradicar o analfabetismo no Tocantins, potencializar a economia e o desenvolvimento regional passando pelos alunos e apresentando o Tocantins aos próprios tocantinenses através da educaçãoâ€, ressaltou.