PASSOU POR CATETERISMO
Governador está internado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Ele deve ficar afastado de suas funções até o dia 8 de abril.
Após passar por procedimento no coração, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), tem mostrado melhora no quadro clínico. Internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), onde passou por um cateterismo, ele deve receber alta neste sábado (6) e voltar para o Tocantins na segunda-feira (8), segundo o governo.
Wanderlei viajou para São Paulo após médicos detectarem problemas de obstrução de 90% em suas duas coronárias e 70% em uma terceira artéria. Ele passou por uma angioplastia nesta quinta-feira (4) para desobstrução das coronarianas, através de um cateterismo para colocação de stents, além de um balão na outra artéria.
O governador está afastado deste o dia 1º deste mês, após consulta em uma clínica particular de Palmas. Segundo atestado, ele deve ficar afastado de suas funções até o dia 8 de abril. O tratamento foi recomendado pelo médico clínico geral Alfredo Salim Helito.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador tranquilizou os tocantinenses sobre o estado de saúde e contou que começou a sentir dores no peito ao retornar de uma viagem à República Dominicana, em março.
"Chegando em São Paulo eu tive dores no peito, tive palpitações, tive tonturas e procurei um médico por indicação de um amigo. [...] Esse médico pediu uma bateria de exames. Em seguida ele me chamou para que eu pudesse voltar a São Paulo e me mostrou o resultado dos exames, que detectou essa obstrução nessas veias", disse Wanderlei.
A Secretaria de Comunicação disse que o governador está bem e que desde a sua ida para São Paulo ele tem despachado virtualmente com o secretariado.
Mesmo com a previsão de alta para sábado, Wanderlei deve passar mais algumas horas em observação. "Talvez na segunda-feira que eu retorno. Graças a Deus retorno bem com a minha saúde restaurada da mesma forma", comemorou.
Em agosto de 2023, o governador também precisou se ausentar para cuidar da saúde. Barbosa passou por uma cirurgia de emergência, no Hospital Geral de Palmas.