O governador Marcelo Miranda lança nesta quinta-feira, 13, à s 9h, no auditório do Palácio Araguaia, a 9ª edição do Salão do Livro. O evento será realizado no perÃodo de 19 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, com o tema Regionalismo e Desenvolvimento: Na terra do Sol, a vida se transforma através da leitura.
Estrutura
A estrutura do Salão do Livro terá uma área de 2.173,50 m², onde serão dispostos 85 estandes. Comportará um Palco Livro, onde ocorrerão os grandes shows e espetáculos do evento; o Pavilhão MaurÃcio de Sousa, onde estarão 73 estandes de livros infanto-juvenis e adultos; o Pavilhão Turma da Mônica, que será composto por 12 estandes de livros infantis. Além do Espaço Circo/Espaço Infantil que abrigará diversas atividades circenses e espetáculos direcionados ao público infantil.
O local contará ainda com auditório com capacidade para 704 pessoas, destinado a palestras. Para atender ao público jovem, foi idealizado o Espaço Jovem com 350 lugares, onde ocorrerão palestras, shows, e outros eventos voltados para o público infanto-juvenil.
O evento também terá Café Literário, localizado no mezanino, que abrigará 220 pessoas, onde serão realizados lançamentos de livros, mesas-redondas e shows de artistas tocantinenses. A Rádio Salão do Livro também deixará o público informado sobre os acontecimentos do evento e valorizará os artistas tocantinenses e nacionais.
Fecoarte
Paralelo ao Salão do Livro será realizada a 11ª Feira de Artesanato de Comidas TÃpicas do Tocantins (Fecoarte). Na estrutura, uma cidade cenográfica em estilo neocolonial, remetendo à s cidades mais antigas do Estado, a exemplo de Natividade e Arraias, na região sudeste do Tocantins.
Na programação, estão previstos shows com cantores e bandas da terra, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indÃgenas e outros espetáculos de culturas tradicionais. Serão 34 estandes com artesanato, comidas tÃpicas, restaurantes, além de um ambulatório para pronto atendimento, PolÃcia Militar e Corpo de Bombeiros.