O Ministério das Comunicações prometeu priorizar a modernização da Fundação de Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat). O compromisso foi firmado durante audiência do ministro Ricardo Berzoine e o governador Marcelo Miranda, nesta quinta-feira, 3, em BrasÃlia.
Na ocasião, o governador, acompanhado da presidente da Redesat, Valéria Kurovski, reforçou um pedido feito em fevereiro deste ano para que o ministério dê andamento ao processo de transferência das outorgas da TVE Tocantins e da Rádio 96 FM, que hoje pertencem à Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), para a Fundação Redesat. Sem a transferência, a TVE enfrenta uma série de dificuldades jurÃdicas para dar andamento aos projetos de ampliação e modernização da programação.
Segundo Ricardo Berzoine, atualmente, o ministério tem 28 mil processos de diversas áreas em análise, o que dificulta o atendimento ágil das demandas. No entanto, se comprometeu com o governador Marcelo Miranda a tratar o caso do Tocantins com prioridade.
Os projetos do Governo para a Redesat incluem a transferência do canal para o sistema digital. Além da melhoria na qualidade da imagem e som, a tecnologia digital permite a multiprogramação, abrindo possibilidade para criação de canais especÃficos de saúde, educação e cultura.
O secretário de Representação do Estado em BrasÃlia, Renato de Assunção, e os deputados federais Dulce Miranda e Lázaro Botelho também participaram da reunião.