Discutir a possibilidade de acordos de cooperação e debater a probabilidade de expandir negócios das empresas belgas no Tocantins são alguns dos objetivos de uma audiência entre o governador Marcelo Miranda e o embaixador da Bélgica no Brasil, Josef Smets, nesta terça-feira, 1º de setembro, às 9 horas, no Palácio Araguaia.
O embaixador vai aproveitar a oportunidade para tratar também sobre questões ligadas ao intercâmbio de conhecimento para ações de proteção ao meio ambiente.
O embaixador Josef Smets chegou a Palmas na sexta-feira, 28. Ele já visitou a usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, no municÃpio de Lajeado; a aldeia indÃgena Xerente, em TocantÃnia; a plataforma multimodal da Ferrovia Norte-Sul, assim como pontos turÃsticos da Capital.
Intercâmbio Comercial
O Brasil foi um dos primeiros paÃses a reconhecer o novo Estado belga e com ele firmar um tratado de comércio, em 1834. Nos últimos 15 anos, os investimentos belgas encontraram novos impulsos no Brasil, e grandes empresas brasileiras descobriram as vantagens e os serviços oferecidos pela Bélgica.
O Brasil exporta para a Bélgica produtos alimentÃcios (como laranja e soja), minerais (alumÃnio, ferro, entre outros), pasta de madeira e produtos quÃmicos. Já a Bélgica exporta produtos quÃmicos, máquinas diversas, produtos têxteis ou alimentÃcios.