TOCANTINS
Chefe do Executivo recebeu a Comenda de Ordem ao Mérito Legislativo, por sua contribuição para o fortalecimento da Casa de Leis, assim como para o desenvolvimento do Tocantins.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, foi homenageado nesta quinta-feira, 29, com a Comenda de Ordem ao Mérito Legislativo, por sua contribuição para o fortalecimento da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), bem como para o desenvolvimento do Estado. O reconhecimento foi feito pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Amélio Cayres, durante a sessão solene em comemoração aos 35 anos da Aleto. Ao todo, 21 personalidades tocantinenses foram homenageadas.
Em seu pronunciamento, o governador Wanderlei Barbosa exaltou a presença de personalidades importantes para a história do Tocantins, destacando suas contribuições para a construção do Estado e agradeceu a homenagem, reforçando que seu trabalho é a continuidade de muitos que o antecederam. “É satisfatório ver, no Tocantins, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando de maneira sintonizada, em busca de trazer melhorias para cada tocantinense. Eu me sinto honrado com a homenagem, mas não deixo de destacar a importante contribuição de todos que aqui estão sendo homenageados, em nome do ex-deputado estadual Raimundo Boi, o primeiro presidente da Assembleia, ainda em 1989”, pontuou o Governador.
Autor do requerimento da sessão solene de aniversário, o deputado Amélio Cayres, evidenciou a sua alegria em poder presidir a sessão e homenagear pessoas que fazem parte da história da Aleto. “Ao longo desses 35 anos, a Casa do Povo desempenhou seu papel constitucional com zelo, fiscalizando recursos públicos e aprovando leis que impactam positivamente a vida dos cidadãos. Com quase 18 anos como parlamentar, tenho orgulho de contribuir para o desenvolvimento do Estado, assim como meus colegas. O legado da Assembleia Legislativa se constrói com a atuação de servidores e parlamentares, sendo fundamental reconhecer e agradecer a todos”, salientou o deputado.
Na ocasião, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa; e o secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron, também foram homenageados com a entrega do Título de Cidadão Tocantinense.
O superintendente estadual dos Correios, José Luiz da Cunha Filho, lançou o selo personalizado e o carimbo comemorativo, alusivos aos 35 anos da Aleto. Segundo o superintendente, foram impressos 2,4 mil selos.
Presenças
Estiveram presentes na sessão a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente; a defensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal; os deputados federais Antonio Andrade e Ricardo Ayres, que já foram parlamentares nesta Casa de Leis, entre outras lideranças políticas, prefeitos e vereadores de diversas cidades do interior do Tocantins.
Perfil do governador Wanderlei Barbosa
Natural de Porto Nacional, Wanderlei Barbosa Castro iniciou sua carreira política em 1989, quando foi eleito vereador naquele município. Em seguida, transferiu seu domicílio eleitoral para a capital recém-inaugurada, Palmas, onde foi vereador por quatro mandatos consecutivos, presidindo a Câmara Municipal por dois mandatos. Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2014. Em 2018, foi eleito vice-governador para um mandato tampão e reeleito no mesmo ano para um mandato de quatro anos. Em 2021, assumiu o Governo do Tocantins interinamente e, em 2022, foi eleito governador do Tocantins, mandato que cumpre até 2026.