Facebook
05/12/2023 - 14h20m

GOVERNO DO TO

Governo apresenta o subprograma Produtos da Terra à produtores rurais do Bico do Papagaio

Por Bico 24 Horas

Ação mobilizou diversas áreas do Governo como a Sics, Seagro e Agência de Fomento. Evento é um passo para a implantação do Produtos da Terra nos 139 municípios do Tocantins.

Oradores esclareceram produtores sobre questões como funcionamento do programa, objetivos e linhas de crédito (Foto: Vinícius Venâncio)

Visando fortalecer os arranjos produtivos e fomentar cooperativas e pequenos produtores, a Secretária da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Agência de Fomento e o Deputado Estadual Jair Farias, apresentaram o subprograma Produtos da Terra aos produtores rurais de Sítio Novo do Tocantins e região.

O evento, realizado na manhã da segunda-feira (04), teve como principal objetivo levar informação aos produtores rurais sobre as ações realizadas pelo Governo do Tocantins. Além da apresentação geral do programa, foram expostas questões como aportes financeiros e linhas de créditos para agricultura oferecidas pela Agência de Fomento.

Para o diretor-presidente da Associação Regional de Piscicultores e Produtores (ARPS), Jorcimar Alves, os pequenos produtores têm muito a ganhar com iniciativas como o Produtos da Terra. “Vejo com bons olhos a iniciativa do Governo do Estado com respeito a esse evento em Sítio Novo. Acredito que a comunidade da agricultura familiar só tem a ganhar com essas ações que estão sendo desenvolvidas”, disse.

Observei que a tendência é incentivar os produtores a comercializar de forma industrializada. Então, o Governo do Tocantins está no rumo certo, essas iniciativas irão promover a industrialização e diversificação dos produtos, tornando pequenas propriedades em pequenas empresas rurais, se organizando em pequenas agroindústrias e comercializando seus produtos”, conclui Jorcimar Alves.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sítio Novo do Tocantins, Antonio Danilson, defende que o fomento aos pequenos produtores é essencial para o desenvolvimento de toda a região do Bico do Papagaio.

A respeito do evento em Sítio Novo, ficamos muito felizes em saber que Sítio Novo foi a primeira cidade contemplada com a apresentação do Produtos da Terra, ações como essa irão trazer segurança financeira para os nossos produtores e para a realização de mais investimentos. É necessário o fomento, sabemos que sem o dinheiro não dá para produzir”, disse o secretário municipal.

O deputado estadual Jair Farias agradeceu o Governo do Tocantins pela parceria que permitiu a realização do evento, que contou com a mobilização de diversas pastas. “Trazendo uma inovação nessa política pública, estamos discutindo com a sociedade organizada, com as pessoas que fazem parte da agricultura familiar, com prefeitos, secretários, vereadores e presidentes de associações. É um dia importante e agradecemos o governador Wanderlei Barbosa por trazer toda parte de governo para desenvolver políticas públicas que vão melhorar e fomentar a nossa agricultura familiar”.

Para o superintendente de apoio às micro e pequenas empresas da Sics, Carlos Antônio Sousa, o evento é um passo importante para a implantação do subprograma Produtos da Terra nos 139 municípios do Estado. “A pedido do secretário Carlos Humberto, fomos com a nossa equipe de governo da Sics e da Seagro, juntamente com a Agência de Fomento, para apresentar o subprograma, que é voltado para a agroindústria. O Produtos da Terra faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), que visa o fortalecimento das cadeias produtivas do Tocantins”, explica.

A região do Bico do Papagaio é estratégica, pelo potencial da agroindústria demonstra. “Essa região tem uma tradição na questão de união, em que vários municípios se unem e se integram, como a associação de pequenos agricultores que esteve presente e contou com a participação do presidente e de cerca de 30 associados. Essa associação engloba produtores de seis municípios e isso é fundamental para o Produtos da Terra, pois permite fortalecer toda a economia de toda a região”, explica o superintendente.

Pequenos produtores de Sítio Novo foram os primeiros a conhecer o Produtos da Terra, que busca fortalecer arranjos produtivos locais (Foto: Vinícius Venâncio)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS