EDUCAÇÃO
A ação visa dar condições para os jovens permanecerem no campo aproveitando as potencialidades locais e girando a economia.
Uma equipe do Governo do Tocantins, liderada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), esteve nesta sexta-feira, 16, na Escola Municipal de Tempo Integral Benevenuto Alves Moreira, no povoado Trevo da Praia, em Gurupi, para promover projetos pedagógicos inovadores direcionados aos estudantes.
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, visitou a escola acompanhada pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Fabiano Miranda; pelo presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Goveia Junior; e pela secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa.
"Temos a parceria com o município que nos possibilita usar a estrutura e atender aos estudantes do ensino médio. Agora, com o apoio do Ruraltins, vamos poder contar com a expertise dos técnicos do órgão para trabalhar projetos ligados à agricultura e fomentar novas práticas no projeto aquaponia, que já é desenvolvido na unidade de ensino. Nossa proposta é fortalecer o trabalho com os estudantes e a comunidade", ressaltou Adriana Aguiar.
O presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, destacou que o órgão poderá colaborar diretamente na execução dos projetos. "Temos profissionais capacitados em todos os ramos do agro, que podem prestar assessoria, consulta técnica. Nossos extensionistas estarão à disposição. Temos, inclusive, muitos profissionais premiados. Nosso objetivo é fazer com que o homem do campo tenha condições de ficar no campo com dignidade. Esta é uma determinação do governador Mauro Carlesse, o trabalho conjunto que gera benefícios para a população", ressaltou.
A secretária municipal de Educação de Gurupi, Amanda Costa, destacou os projetos previstos para a unidade de ensino. "Estamos trabalhando na construção de um viveiro de mudas de plantas nativas para a revitalização de áreas degradadas e na criação de hortas para a produção de alimentos para a alimentação escolar. E essa é uma das escolas selecionadas para o programa Mesa Farta na Escola, que será desenvolvido por meio da articulação da Seduc", apontou.
O Mesa Farta na Escola será lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), junto com a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi, na tarde desta sexta-feira, 16. O projeto é voltado para a implantação de hortas escolares e o cultivo de espécies em unidades de ensino municipais e estaduais em Gurupi.
Além dessas propostas, a unidade de ensino também contará com ações de incentivo ao esporte, como a cessão de materiais esportivos para os alunos da rede.
O diretor da unidade de ensino, Genivaldo de Jesus Roque, enfatizou que está animado com os novos projetos. "Esse é um momento histórico para nossa escola. Estamos tendo a alegria de receber a secretária de Estado da Educação e a secretária do município. Tenho certeza de que esses projetos irão trazer muitas transformações para nossa escola e para nossa comunidade. Os jovens terão a oportunidade de receber conhecimentos que lhes ajudarão a atuar no campo, usando das riquezas que temos por aqui", comemorou.
Ainda manhã desta sexta-feira, 16, a equipe do Governo do Tocantins esteve na sede da Associação 12 de outubro, onde foram entregues cestas de alimentos pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e onde está sendo realizado um estudo para perfuração de um poço artesiano, pela Agência Tocantinense de Saneamento.