DRENAGEM E TERRAPLANAGEM
Equipes realizam obras de drenagem, com a execução da terraplanagem.
Com mais de 40% das obras concluídas, o Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), assegura a continuidade da execução dos trabalhos de melhoria da Avenida NS-15, em Palmas, visando atender à crescente demanda por uma via alternativa de distribuição e de organização do fluxo de veículos que cortam a Capital, no acesso a rodovias estaduais do entorno.
As equipes seguem trabalhando na execução de obras de drenagem e terraplanagem da via, que deve servir como ligação entre a TO-010 e a TO-080.
Na semana passada, a Ageto realizou a aplicação do pavimento no trevo que faz a ligação da avenida à TO-010. O local ganhou asfalto de alta qualidade e o próximo passo é realizar a instalação do meio-fio e da sinalização viária. “Esse trevo vai garantir a segurança dos motoristas durante o acesso à NS-15”, destacou a secretária de Estado da Infraestrutura e presidente da Ageto, Juliana Passarin.
O trecho em obras da Avenida NS-15 possui cerca de 17 km e, além de drenagem e terraplanagem, está recebendo os serviços de construção de calçada, iluminação pública, reconstrução do pavimento com aplicação de asfalto tipo CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), adequado para o tráfego de veículos pesados. Ainda, o trecho vai receber nova sinalização viária e contará com uma ciclovia.
De acordo com Juliana Passarin, a avenida vai fazer a ligação entre as rodovias TO-050, TO-010, TO-080, formando um Anel Viário dentro da Capital. “Esse trecho vai permitir a redução de circulação de veículos pesados em vias urbanas movimentadas, trazendo mais segurança no trânsito dentro de Palmas”, reforçou.
As obras representam um investimento de R$ 102 milhões, sendo deste total, metade proveniente de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal e o restante de contrapartida do Governo do Tocantins. No projeto executivo, constam também a construção de duas pontes de concreto armado (cada uma com 66 metros de comprimento e 14 metros de largura) e uma galeria tripla de 68 metros de comprimento. A execução das obras é responsabilidade do Consórcio EHL/Rudra.