TRECHOS COM LADEIRA
Governo do Tocantins avança nas obras de manutenção de trechos com ladeira na rodovia TO-020, na região de Centenário.
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), prossegue com a execução de melhorias na rodovia TO-020, trecho que faz a ligação do Entroncamento da TO-428 até a cidade de Centenário. A intervenção no trecho está sendo realizada por equipes da Residência Viária de Guaraí, com serviços de patrolamento, revestimento primário, alargamento da pista, corte de ladeira íngreme e retirada de erosão na estrada.
O trecho tem 28 km de extensão, dos quais 20 km já foram concluídos com patrolamento, revestimento primário, corte da ladeira mais íngreme na serra e alargamento da pista, restando apenas 8 km para conclusão dos trabalhos. A previsão de conclusão total da obra no trecho é dia 30 de agosto.
O corte da ladeira se fez necessário devido a dificuldade de caminhões subirem a parte mais íngreme carregados de soja, milho, gado e calcário produzidos na região, especialmente durante os períodos chuvosos a cada ano. A serra foi reaberta (rebaixada) em 200 metros de comprimento, em 2,50 metros de altura e 6 metros de largura. Mas, ainda falta rebaixar outras duas ladeiras em serras pequenas, presentes no restante do trecho.
A obra de recuperação desse trecho tem o intuito de garantir mais segurança aos produtores rurais no escoamento da produção, bem como contribuir no abastecimento de insumos às fazendas e Centenário e no transporte dos moradores, onde boa parte depende da agricultura e da pecuária e com o desenvolvimento econômico dos municípios da região. Além de melhorar a trafegabilidade diante do nível de inclinação do terreno nos trechos de serra.
Segundo o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues, a conclusão da obra trará benefícios para o tráfego e o agronegócio da região. “Essa correção estrutural nas serras do trecho deverá garantir a plena mobilidade aos usuários. Por isso, estamos rebaixando-as com ações que chamamos de rebaixamento de greide, mas que na verdade estamos cortando as serras para diminuir a inclinação das ladeiras e melhorar o acesso dos caminhões transportadores da nossa produção agropecuária”, conclui.