TREINAMENTOS
Capacitação ocorre no período de 22 a 26 de novembro em Araguaína.
Com a proposta de capacitar técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, em 20 municípios do Bico do Papagaio, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza até esta sexta-feira, 26, treinamentos na cidade-polo regional, Araguaína.
O encontro, iniciado na terça-feira, 23, visa repassar aos gestores e entrevistadores responsáveis por preencher o Cadastro Único a forma como deve ser feita a entrevista e quais as informações devem ser coletadas para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas sociais.
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. As informações do Cadastro Único são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para efetivação de políticas públicas capazes de promover a melhoria na vida dessas famílias.
"Com o anúncio do Programa Auxílio Brasil, que vem substituir o Bolsa Família, o público da região de Araguaína aumentou muito e a capacitação vem em um momento muito bom, trazendo informações de como melhor identificar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Prepara e melhora naquilo que a gente já conhecia, aprofundando mais e trazendo excelência para o atendimento dos entrevistadores, como também para sanar as dúvidas gerais, inclusive dúvidas sobre o Auxílio Brasil”, afirma a coordenadora do Cadastro Único de Araguaína, Daniella Rocha do Nascimento Chaves.
A gerente de Proteção Social Básica, Programa Bolsa Família e Benefícios da Setas, Raiza Ramos, destacou que “o mais importante é que os entrevistadores saibam registrar de forma correta a realidade das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, para que estas tenham acesso aos benefícios dos programas sociais”.
Municípios
A capacitação está sendo realizada para os profissionais dos municípios Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Riachinho, Santa Terezinha, São Bento, São Sebastião, Sítio Novo e Tocantinópolis. O objetivo é capacitar os técnicos do Cadastro Único dos 139 municípios do Estado.
Gestor municipal e entrevistador
O gestor municipal é o profissional responsável direto pelo Bolsa Família (atual Auxilio Brasil) e pelo Cadastro Único no município. É ele que faz a articulação entre as áreas de assistência social, saúde, educação para viabilizar a gestão do programa e do Cadastro Único, e é o principal interlocutor com o Ministério da Cidadania para o tema.
Entrevistador é o profissional responsável por receber as famílias e agendar as entrevistas, entrevistar (nos postos de atendimento e na residência da família, em casos de visita domiciliar) e digitar os dados coletados no Sistema de Cadastro Único.