Esta segunda-feira, 28, é dedicada àqueles que trabalham na administração pública e contribuem com o desenvolvimento do Estado. O governo do Tocantins tem atualmente 48 mil servidores, sendo 70% deles do quadro de servidores efetivos. Um marco na história, destacado por medidas de valorização profissional, com a realização de concursos, planos de cargos, carreiras e remuneração, investimentos em qualificação, saúde e no futuro destes trabalhadores.
Para o Governador Siqueira Campos, a valorização dos servidores públicos do Estado é sinônimo de valorização do povo tocantinense. Siqueira destacou que nenhum Estado da federação, por exemplo, tem a polÃtica salarial que o Tocantins oferece aos servidores civis e militares. “Meus cumprimentos, meu abraço fraterno, a cada homem e mulher que se esforça, que contribui para o desenvolvimento deste estadoâ€, disse.
A atual gestão é a que mais tem servidores efetivos na história do Tocantins. Em 2010, o número de servidores concursados correspondia a 58,35% da força de trabalho da administração. Hoje, esse percentual é de 70,12%. Atualmente, 1.362 dos 2.837 cargos comissionados ocupados no Estado estão sob o domÃnio de servidores efetivos.
E este número pode ser ainda maior. Com a realização do Concurso do Quadro Geral, o Estado abriu 4.513 vagas de provimento imediato, sendo que 3.304 candidatos aprovados já foram nomeados. Segundo informações da Secretaria de Estado da Administração (Secad), novas chamadas serão feitas até abril do próximo ano.
Vale ressaltar que outros dois concursos estão em andamento. O da PolÃcia Militar, com 300 vagas para soldado; e o do Corpo de Bombeiros, com 100 vagas também para o cargo de soldado. O governo do Estado ainda autorizou a realização de dois novos concursos, para a Saúde e a PolÃcia Civil, em fase de levantamento de dados.
Servidores valorizados
Após negociação com os sindicatos representantes dos servidores públicos, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) foi alterado, garantindo aos efetivos progredir na carreira a cada três anos, recebendo um aumento de 5% de ganho real na horizontal e 11% na vertical. Salienta-se que são ganhos reais, já que a data base anual repõe as perdas salariais. Aqueles servidores que haviam chegado ao fim tabela tiveram suas progressões nas carreiras retomadas, com a criação de mais duas letras de referência, “K†e “Lâ€, na tabela financeira.
Na última semana, o governo também encaminhou à Assembleia Legislativa a Medida Provisória 21/2013, que altera as regras de concessão de progressões para a PolÃcia Civil e modifica atribuições de agentes penitenciários, implementando a carreira e fortalecendo a atuação da PolÃcia Civil no Estado. Esta medida é fruto da negociação feita entre o governo do Estado e as entidades representativas da categoria que, entre outras ações, promove mais de 800 policiais civis, atendendo a demandas da categoria, e permite alterações nos Planos de Cargos, Carreiras e SubsÃdios dos Delegados de PolÃcia e dos Policiais Civis, bem como no Estatuto dos Policiais Civis.
Plansaúde
BenefÃcio concedido pelo governo do Estado, os atendimentos do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Plansaúde) atendem a uma grande parcela dos servidores públicos e dependentes com diversas especialidades médicas. Ao todo, quase 90 mil pessoas são atendidas pelo Plansaúde.
De acordo com a Unimed Centro-Oeste, operadora do Plansaúde, atualmente o Tocantins conta com 609 médicos credenciados. Além disso, são 230 instituições credenciadas entre laboratórios, clÃnicas e hospitais.
Investimento em qualificação
Visando a boa prestação de serviços e o atendimento direto à população, o servidor tocantinense tem procurado, cada vez mais, se qualificar. Para isso o governo do Estado tem oferecido cursos, por meio da Escola de Governo e outras instituições. Destaca-se que o Estado possui cerca de 20.200 servidores com nÃvel superior, 165 com especialização, um mestre e dois doutores