ATENDIMENTO
Medida visa distribuir melhor o atendimento do Ruraltins aos municípios da região.
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (RURALTINS), criou nessa quinta-feira, 30, a Delegacia Regional de Apoio de Colinas do Tocantins. A Portaria nº 48/2022, publicada no Diário Oficial do Estado, oficializa a criação da oitava Regional, que tem como finalidade atender os agricultores familiares e produtores rurais com assistência técnica e extensão Rural aos municípios de Bandeirantes, Pequizeiro, Palmeirante, Itapiratins, Itacajá, Pau D´Arco, Arapoema, Bernardo Sayão, Juarina, Couto Magalhães, Brasilândia, Presidente Kennedy, Tupiratins, Itaporã, Guaraí, Colmeia e Goianorte.
Segundo o presidente da pasta, Washington Aires, a estratégia da criação de mais uma regional é distribuir melhor o atendimento do Ruraltins aos municípios tocantinenses. “Com a criação da Delegacia de Colinas, esses municípios passam a receber um acompanhamento mais próximo, facilitando o trabalho dos técnicos com relação a deslocamento e, principalmente, no atendimento às demandas da região, fortalecendo a ATER pública por meio de subdivisão das Regionais de Araguaína e Miracema, e assim, garantir uma melhor gestão e o monitoramento das atividades”, esclarece, acrescentando ainda que esse é um projeto piloto, e que a estratégia é criar novas delegacias, tirando a sobrecarga das outras delegacias.
Para atender os 139 municípios do estado, órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Tocantins possui 89 Unidades Locais de Execução de Serviços, cinco Postos Avançados, e agora, oito Delegacias Regionais de Apoio, estas instaladas nos municípios de Araguatins, Araguaína, Colinas, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga; e um Escritório Central (Palmas).
Com relação ao quadro interdisciplinar, o Ruraltins conta com aproximadamente 400 extensionistas para trabalhar nas áreas econômica (produção/criação e processamento), ambiental e social, no sentido de fomentar, através de políticas públicas, as cadeias produtivas voltadas para os agricultores familiares e médios produtores.
Contribuindo para que as atividades se tornem lucrativas, recebendo assistência técnica por profissionais capacitados e incentivos ao uso de tecnologias adaptadas aos sistemas de cultivos ambientalmente corretos, que é uma das propostas da atual gestão, para a agricultura familiar bem como para o médio produtor rural.
Colinas
O município de Colinas tem 42,488km² de extensão, e população estimada em 36.271 habitantes de relevante importância política, econômica e geográfica, pois abastece e dá suporte a 17 municípios circunvizinhos para atender as necessidades de saúde, educação de nível médio e superior, emprego, vestuário, utensílios, alimentos, dentre outras.