Representantes de órgãos do Governo do Estado se reuniram com a Associação Planalto de Campos Lindos para apresentar propostas para a problemática, envolvendo projetos agrÃcolas e o Monumento da Serra da Cangalha, do municÃpio. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 10, no gabinete da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a participação do secretário da Pasta, Alan Barbiero, a diretora Geral de Meio Ambiente e Floresta, Marli Santos, o secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, o chefe de gabinete do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Rômulo Mascarenhas e o presidente da Associação Planalto, Daniel Clemente de Oliveira.
Dentre as propostas, que foram apresentadas pela diretora da Semades, estão: a instalação do CAR – Cadastro Ambiental Rural; criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente; elaboração do plano municipal de resÃduos sólidos, juntamente com a Prefeitura de Campos Lindos; estudo sobre como deve ser feita a conservação das rodovias; reserva legal em condomÃnio; regularização fundiária do municÃpio e plano de bacia hidrográfica.
Na ocasião, Marli Dias, também apresentou um perfil socioeconômico de Campos Lindos, demonstrando aspectos econômicos e sociais, por exemplo, que serviram de embasamento para a construção das propostas, segundo a diretora.
O presidente da Associação Planalto considerou fundamentais as propostas para a resolução dos problemas que os produtores estão enfrentado no municÃpio e se comprometeu colaborar para o desenvolvimento do plano de ação. “O trabalho para o desenvolvimento desse plano no municÃpio, vai mudar todo o cenário do processo,†apoiou Oliveira.
O secretário executivo também aprovou as ações propostas, considerando que as mudanças serão completas. “As propostas são excelentes e vamos colaborar da melhor forma possÃvel para resolver os problemas de Campos Lindos, tanto na questão fundiária como em outros setoresâ€, afirmou Ruiter.
Ao final, o secretário Alan Barbiero, propôs formalizar um documento para ser assinado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Campos Lindos, a Associação Planalto e demais entidades envolvidas no processo. Após compactuar a proposta, a previsão é que os trabalhos sejam iniciados no mês de agosto.