Facebook
08/03/2013 - 09h24m

Governo do Estado e Granol se unem para estimular produção de biodiesel

Redação

      Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar com o cultivo de oleaginosas para a produção de biodiesel, foi consolidada uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e a Granol. A ação foi concretizada, durante reunião no gabinete da Secretaria, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 07, e contou com a participação do secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua e do diretor comercial da Granol, Oswaldo Shiguera Morichita.
      O diretor da Granol solicitou o apoio do Governo para mobilizar os produtores da agricultura familiar e buscar mecanismos que incentive os agricultores a plantar soja em suas propriedades para comercializar para a Granol.
      O diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Borges Leal, explicou que está sendo realizado um trabalho de mobilização, junto às Prefeituras Municipais do Estado, para incentivar o plantio de oleaginosas para a produção de biodiesel. “Estamos concluindo às visitas nas Prefeituras, em seguida realizaremos palestras e encontros com os produtores e faremos um levantamento dos interessados em desenvolver a atividade”, garantiu.
      De acordo com Leal, esta parceria com as prefeituras é “essencial” para o aumento da produção de biodiesel no Estado. “Precisamos fortalecer a produção de oleaginosas [como a soja e amendoim] nas pequenas propriedades, para aumentar nossa produção de biodiesel”, explicou Leal, acrescentando que a matéria prima tem venda certa, já que as empresas precisam comprar de pequenos produtores para conseguir o Selo Combustível Social.
      Ainda, durante as discussões ficou acertada uma reunião com as instituições financeiras oficiais para buscar informações sobre as linhas de créditos que poderão atender os pequenos produtores, interessados em desenvolver a atividade.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS