Facebook
18/02/2016 - 15h18m

Governo do Estado firma parceria que levará desenvolvimento aos produtores rurais de Palmeiras e região

Lúcia Brito

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep) firmaram Termo de Cooperação Técnica para viabilizar o funcionamento do Centro Agrotecnológico de Formação e Atendimento Permanente ao Agricultor, instalado dentro do Parque de Exposição da Agricultura Familiar de Palmeiras.

A parceria vai assegurar, aos produtores rurais de Palmeiras e municípios circunvizinhos, assistência técnica e extensão rural, promover inovação tecnológica e o acesso aos programas e políticas públicas que estimulam o desenvolvimento rural sustentável, no âmbito dos governos federal, estadual e municipal.

No local, serão ofertados cursos de capacitação continuada para produtores rurais e técnicos com atividades teóricas e práticas nas diversas cadeias produtivas como piscicultura, fruticultura, plantio de lavouras, dentre outras atividades pertinentes à vida do homem do campo, coordenadas pelo técnico do Ruraltins, Felismino Coelho Filho.

Segundo o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, nessa parceria, o Ruraltins, além de prestar assistência técnica e extensão rural de forma permanente, vai buscar parcerias para a execução das ações, de forma que garanta o desenvolvimento econômico sustentável dos produtores da região. Ficando sob a responsabilidade do Idep, ceder o espaço físico, materiais e equipamentos para o funcionamento permanente do Centro de Formação, bem como para as unidades demonstrativas de produção.

“Essa ação conjunta irá render bons frutos, pois o Parque de Exposição da Agricultura Familiar de Palmeiras é um empreendimento muito interessante, bem estruturado, com auditório, salas, áreas para implantação de unidades demonstrativas, tanques de piscicultura e onde anualmente acontece a Feira de Alimentação da Agricultura Familiar (Feapa). Tenho certeza de que será uma parceria muito promissora, onde serão beneficiados os produtores rurais, os agricultores familiares, movimentos atingidos por barragens, pescadores, técnicos e lideranças do setor agropecuário”, disse Pedro Dias.

Para Nalva Braga, coordenadora de projetos do Idep, o apoio do Ruraltins na realização de várias atividades na região, como a Feapa, tem sido fundamental para o crescimento da agricultura familiar. “Há nove anos, realizamos a Feapa e graças aos apoiadores como o Ruraltins, que abraçou essa causa conosco desde o início, a feira se tornou um dos eventos mais importantes de apoio à agricultura familiar no estado do Tocantins. Para nós, que somos da associação e que temos como missão promover ações que contribuam com o desenvolvimento da região, essa parceria é um grande incentivo”, avaliou a coordenadora.

Nos próximos dias, será elaborado um plano de ação observando as demandas locais e regionais com a participação dos produtores rurais e seus representantes. O Termo de Cooperação Técnica tem validade de dois anos contados a partir da data de assinatura.

A assinatura do documento ocorreu nesta quarta-feira, 17, no encerramento da reunião de planejamento das ações do Ruraltins para 2016, realizada no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS