Facebook
13/01/2016 - 15h09m

Governo do Estado incentiva cadeia produtiva do arroz com unidade demonstrativa em Araguatins

Redação

A parceria entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fortalece a cadeia produtiva do arroz em Araguatins.

Ao longo de cinco anos de cooperação entre as duas instituições, mais de 100 Unidades Demonstrativas (UDs) do "Arroz Terras Altas" foram instaladas, e para este ano a meta é instalar mais 14 UDs. Conforme o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, as unidades são vitrines onde os produtores têm a oportunidade de conhecer as novas tecnologias e cultivares desenvolvidas pelos pesquisadores. “Com as unidades demonstrativas apresentamos aos produtores variedades com maior rentabilidade e mais resistentes a doenças e pragas, que foram desenvolvidas pela Embrapa. São cultivares de qualidade e de grande aceitação no mercado”, disse.

Outro objetivo das unidades é mostrar que é possível realizar a recuperação de áreas degradadas com a plantação do arroz. “A cultura do grão vai ajudar na recuperação da pastagem, uma vez que é feita a correção do solo. Esta é uma forma bem rentável para o produtor”, finalizou Edmilson Rodrigues.

Ainda de acordo com Edmilson Rodrigues, para a implantação das novas unidades serão selecionados agricultores que já cultivam o produto. “A escolha segue esse critério para que possamos implantar a UD ao lado da plantação do produtor, isso é para que ele possa comparar e ver a diferença entre as plantações”, afirmou o engenheiro acrescentando que em todas as unidades o Ruraltins fará o acompanhamento técnico dos ciclos e, ao final será realizado um Dia de Campo para divulgação do material e doação das sementes.

Municípios

Além de Araguatins, os municípios que irão receber as unidades demonstrativas do "Arroz Terras Altas" são: Wanderlândia, Caseara, Nova Rosalândia, Marianópolis, Porto Nacional, Natividade e Gurupi.

Arroz terras altas

As variedades de arroz Serra Dourada, Sertaneja e Esmeralda, desenvolvidas pela Embrapa favorecem os produtores, pois apresentam alta produtividade, qualidade de grãos a um menor custo. Conhecido também como arroz de sequeiro, seu cultivo é apropriado ao clima e a agricultura familiar do Tocantins.

Tocantins

A produção do "Arroz Terras Altas" no Tocantins alcançou na safra 2014/2015 mais de 600 mil toneladas de grãos. Já com a produção do arroz irrigado, o Estado se destaca como um dos maiores produtores do País, ficando em terceiro lugar no ranking nacional, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS