Destinado aos produtores do Reassentamento Rural Coletivo Santo Estevão e Mirindiba, localizado em AraguaÃna, região norte do Estado, o curso sobre produção de mudas frutÃferas, tem por objetivo produzir mudas de qualidade, adaptadas a região para que os produtores possam colher frutos de qualidade e em quantidade.
Realizado pelo Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins em parceria com o Ceste – Consórcio Estreito Energia, o curso é divido em quatro módulos, sendo que o primeiro inicia nesta quarta-feira, 31, das 8h às 18h, no Assentamento Mirindiba.
De acordo com Wandro Cruz, técnico em agropecuária do Ruraltins, em AraguaÃna, serão repassados aos produtores, a técnica de enxertia, preparo do solo, espaçamento entre as mudas, construção de viveiros e plantio. “Os participantes vão aprender desde o preparo do solo até a implantação das lavouras. Tudo vai ser produzido nos assentamentosâ€, afirmou o técnico.
Nesse primeiro módulo participarão 20 produtores rurais e de acordo com Cruz, serão produzidas cerca de mil mudas, entre elas, laranja, mamão, açaÃ, bacuri, coco e goiaba, que serão distribuÃdas entre os produtores.
O curso sobre produção de mudas frutÃferas não tem prazo definido para terminar, devido o tempo necessário para implantação dos viveiros e produção de mudas.