Facebook
10/01/2023 - 10h08m

BRASÍLIA

Governo do Tocantins abre investigação sobre envolvimento de servidores em atos violentos

Redação

Governo do Tocantins abre investigação preliminar sobre suposto envolvimento de servidores em atos violentos em Brasília.

Portaria é assinada pelo Secretário-chefe da CGE Tocantins e pelo Corregedor-geral do Estado (Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

O Governo do Tocantins, por meio da Corregedoria-Geral da Controladoria-Geral do Estado(CGE-TO), instaurou uma investigação preliminar para apurar a suposta participação de servidores públicos estaduais nos atos violentos em Brasília - DF, nesse domingo, 8.

A investigação é formalizada por meio da Portaria nº 01/2023, publicada no Diário Oficial do Estado - https://doe.to.gov.br/diario/4803/download -, dessa segunda-feira, 9. O documento destaca os potenciais reflexos disciplinares da participação de servidores públicos do Poder Executivo Estadual nos atos criminosos contra o Estado Democrático de Direito e suas instituições.

O gestor da pasta, Senivan Almeida de Arruda, afirma que aqueles que tenham participado dos atos de invasão de repartições e depredação do patrimônio público serão exemplarmente punidos. “O governador Wanderlei Barbosa determinou rigor na apuração de eventual participação de servidores estaduais nesse vergonhoso crime contra a democracia. Caso se confirmem, os envolvidos serão submetidos a processo disciplinar administrativo e responderão conforme a lei”, enfatiza o gestor.

De acordo com o corregedor-geral, Luciano Alves Ribeiro Filho, que também assina a portaria com o secretário-chefe, esse tipo de crime pode levar à demissão por dilapidação do patrimônio e outras infrações conexas. “Todo servidor público deve se guiar pela moralidade administrativa e a lealdade às instituições. Ao romper com esse compromisso, coloca-se em risco de demissão”, enfatiza o corregedor.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS