TRATAMENTO
No Estado, pacientes recebem tratamento físico, auditivo, visual e intelectual em Palmas, Porto Nacional, Araguaína e Colinas.
Um passo de cada vez. Sobe e desce. Pega na bola e dá um passo por vez. Essa é a rotina que o pequeno Gael Guimarães, de um ano e dois meses, tem durante as tardes de quinta-feira, no Centro Estadual de Reabilitação (CER-III), em Palmas. Para a família, o trabalho realizado pela equipe de saúde tem trazido grandes evoluções para o paciente. “Para mim, o início foi uma surpresa, porque a gravidez do Gael foi muito esperada, mas a gente só descobriu a síndrome de Down, depois que ele nasceu e, desde então, temos vivido tantas descobertas, que a gente vem aprendendo aos poucos. Aqui no CER, ele vem recebendo atendimento e, graças a Deus, só temos visto uma evolução bem grande mesmo, um desenvolvimento ótimo”, afirmou a mãe do Gael, Edilene Guimarães.
Gael é um das milhares de pessoas com deficiências, que são acompanhadas pela rede assistencial gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência conta com dois Centros Especializados de Reabilitação em Palmas e Colinas e dois Serviços Especializados de Reabilitação de em Araguaína e Gurupi, que contabilizaram 107.285 atendimentos em 2022. E em 2023, ultrapassou 28 mil.
Para a fisioterapeuta Ângela Guerra, que trabalha no CER III, há 8 anos, o maior objetivo no trabalho com as famílias é levar a oferta de suporte e encorajamento adequado para que as pessoas com deficiência tenham para o seu desenvolvimento. “O maior objetivo é dar o suporte e o encorajamento adequados para que os cuidadores estejam no centro do tratamento, de forma que a terapia se estenda para os outros ambientes em que a criança está inserida”.
E é sobre esse tipo de desenvolvimento que a Cleume dos Santos vem percebendo na Maria Elisa Ribeiro, de quatro anos, que recebe no CER III, os atendimentos de nutrição e fisioterapia. “Eu me sinto bem em ver a minha filha recebendo um atendimento de qualidade. Não tenho nada do que reclamar, porque a evolução dela está indo muito bem. Aqui ela é amada por todos”, informa.
“Quando o paciente é admitido aqui no CER para o atendimento nutricional, nós solicitamos exames, fazemos avaliação do peso e da altura e vemos como está a conferência da cintura, se há algum risco de doença como cardiovascular, pressão alta, colesterol, baixo peso ou sobrepeso. E é uma satisfação imensa acompanhar esses pacientes, levando de forma lúdica às famílias e aos pais, sobre como uma simples mudança na alimentação muda as vidas e os fazem conhecer alimentos que anteriormente eram rejeitados, mas que agora são inseridos de forma aceitável e tranquila. É muito bom vê-los evoluindo nesse processo”, afirma a nutricionista do CER, Izabela Campos.
Como todo cidadão, as pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde e recebem por meio dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações ou cuidados em saúde, incluindo serviços básicos de saúde como imunização, assistência médica ou odontológica, ou ainda serviços de atenção especializada, como reabilitação e atenção hospitalar.
Dia da Luta da Pessoa com Deficiência
Dia 21 de setembro é a data para celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo é levar conscientização sobre a importância da sociedade desenvolver meios de inclusão.
No Tocantins, a Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) é a responsável pela formulação e pela implantação de políticas públicas de saúde destinadas à prevenção de deficiências e à promoção da saúde da pessoa com deficiência.
“Essa data de conscientização global celebra a vida das pessoas com deficiência e mostra a importância que as políticas públicas possuem para garantir que elas tenham as mesmas oportunidades e liberdades das outras pessoas. Na nossa Superintendência, trabalhamos em parceria com os servidores para que, por meio do diálogo com familiares e associações, levemos melhorias no serviço para melhor atender essa parcela importante na sociedade, buscando trabalhar eixos também da assistência social e educação em conjunto para que, assim, a assistência à saúde se dê de forma integral”, pontua a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-TO Rosa Helena Ambrósio.
Avanços
O Governo do Tocantins retomou, no final de 2022, a entrega de cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, elétricas e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações).
No dia 15 de agosto de 2023, foi lançada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Ela busca contemplar o cidadão em todas as necessidades, prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Rede de cuidados
No Tocantins, há uma rede de cuidado da pessoa com deficiência, presente em todas as regiões de saúde e se localizam nas seguintes cidades:
Centro Especializado de Reabilitação de Palmas - Situado na Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-02, ao lado da Casa de Apoio Vera Lúcia / Telefone: (63) 3218-1750. Após encaminhamento do médico, o usuário irá procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Este CER atende a região de saúde do Capim-Dourado, Ilha do Bananal e Cantão.
Serviço Especializado de Reabilitação de Araguaína - Situado na Rua Professora Maria Lina - Quadra 13, sem número, Setor Anhanguera/ Telefone: (63) 3411-2938. Atende as regiões de saúde Médias e Norte Araguaia, Bico do Papagaio, Cerrado do Tocantins Araguaia.
Serviço Especializado de Reabilitação de Porto Nacional - Situado na Avenida Murilo Braga, nº 1.592, Centro / Telefone: (63) 3363-8449. Atende a região de saúde Amor Perfeito e sudeste.
Centro Especializado em Reabilitação – CER II – Colinas - Situado na rua: 14, Quadra 03, sem número, Setor Oeste / Telefone: (63) 3476 – 1471. Atende as regiões de saúde do Cerrado Tocantins, Médio Norte Araguaia e do Bico do Papagaio.