LARA
O empreendimento vai propiciar a disseminação de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação no Tocantins, além de viabilizar o desenvolvimento econômico do Estado.
O Governo do Tocantins por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) concluiu o Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara), considerado um dos empreendimentos mais importantes do segmento agropecuário do Estado. A obra tem 405 m² de área construída e está situada num espaço de 2.068 m², em que atenderá as demandas de pesquisa científica do Estado através da Universidade do Tocantins (Unitins) e ainda garantirá autonomia e suporte às instituições públicas ligadas à produção animal, como Adapec, Ruraltins, Seagro, CCZ, e Agências de Defesa Agropecuárias dos Estados vizinhos.
“A FAPT tem cumprido seu papel no sentido de financiar e fomentar empreendimentos públicos e privados de pesquisa, ciência e tecnologia. O empreendimento vai proporcionar a formação e capacitação de pessoal técnico especializado, além do desenvolvimento de produtos e processos voltados para a produção animal. Será um verdadeiro gerador de conhecimento científico, tecnológico e de inovação, e ainda viabilizará a orientação de políticas públicas no que se refere à sanidade animal e qualidade dos produtos de origem animal”,, enfatizou o presidente da Fapt, Márcio Silveira.
Recentemente, o Chefe de Gabinete da Fapt, Gilberto Ferreira, entregou a chave do empreendimento à Universidade do Tocantins (Unitins) que irá coordenar todas as ações do Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara). O documento assinado pelo presidente da Fapt, foi recebido pelo Prof. Doutor em Ciências Veterinárias, Cláudio Fernandes, coordenador do projeto. “A conclusão do empreendimento representa uma conquista para Tocantins, em especial para os produtores rurais que atualmente fazem os exames de sanidade animal em outros Estados e com o funcionamento do Lara, os custos serão reduzidos. Depois dessa primeira fase da conclusão da obra, passaremos para a segunda fase que é a montagem de alguns equipamentos e aquisição de outros modernos equipamentos para o laboratório científico para que em breve esteja apto para funcionamento”, explicou Fernandes.
Investimento
O Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara) é resultado da parceria entre Governo do Estado com o Governo Federal por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), através do convênio Estruturante de apoio à agricultura familiar, que juntos investiram um montante de R$1,9 milhão de reais na construção do prédio, mobília e equipamentos científicos. É importante ressaltar que a prefeitura de Araguaína contribuiu com a construção do muro em torno do empreendimento.
Unitins
O Reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, comemora a conclusão do Laboratório de Referência Animal de Araguaína, ao afirmar o cumprimento da missão do governo do Estado na captação de recurso e na elaboração do projeto, o qual viabilizará uma série de exames e análise científica da qualidade dos produtos de origem animal do Tocantins.
“A obra é fruto do trabalho de pesquisadores da Unitins, sob execução da Fapt, um projeto tecnicamente muito bem escrito, cientificamente bem estruturado e que trará uma contribuição enorme para a prestação de serviço da produção agroindustrial de Araguaína e região. A entrega do empreendimento, mostra a força da universidade e de seus potenciais parceiros que juntos contribuíram com o desenvolvimento econômico do Estado. Desta forma cumprimos a nossa missão, como uma instituição que valoriza o empoderamento do diploma superior e da pesquisa científica no Tocantins”, explicou o reitor da Unitins.
Exames
Assim que o empreendimento estiver em amplo funcionamento, a previsão é que o Laboratório de Referência Animal de Araguaína (Lara), proporcione a realização de 18 exames de sanidade animal, como: Artrite Encefalite Caprina a Vírus (CAEV), Maedi-Visna, Andrológico e bromatológicos, Brucelose, Raiva, Febre Aftosa, Mormo, Tuberculose, Diarreia Bovina a Vírus (BVD), Leptospirose, Anemia Infecciosas Equina, Toxoplasmose, Mastite, Realização de antibiogramas, Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR) Leucose e Exame de Clostridioses.