EDUCAÇÃO
Nova extensão será implantada ainda neste ano e uma nova escola deve ser construída para atender a demanda do município.
Para atender a demanda crescente de matrículas na rede estadual, de Lagoa da Confusão, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, recebeu o prefeito e vereadores da cidade, nessa terça-feira, 27. A pauta principal foi a implantação de uma nova escola estadual.
O prefeito Thiago Soares enfatizou que o município tem mais de 15 mil habitantes e há apenas uma unidade de ensino da rede estadual. Com isso, muitos estudantes são deslocados, via transporte escolar, para Cristalândia para estudar. “Viemos apresentar essa necessidade urgente da nossa população. É muito dispendioso para esses alunos irem para outra cidade todos os dias”, relatou.
A equipe da Seduc apresentou uma alternativa a curto prazo, com início das atividades no segundo semestre de 2024, em um prédio locado, que funcionará como extensão do Colégio Estadual de Lagoa da Confusão. Além de ampliar o número de atendimentos na cidade, no novo espaço escolar será implantada a metodologia cívico-militar.
O titular da Secretaria de Estado da Educação revelou o empenho do Governo do Tocantins em solucionar a necessidade apresentada pelos representantes municipais. “Lagoa da Confusão é o município que mais cresce no Estado e uma única escola estadual não atende toda a demanda das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. Estamos dando essa resposta imediata e resolutiva para o segundo semestre e já iniciamos as discussões para a solução definitiva, que será a construção de uma nova escola”, assegurou.
A previsão é que a nova escola seja construída em parceria com a doação do terreno pelo município e a construção com recursos do tesouro estadual.
Na reunião também foi elencada a necessidade de reforma geral do Colégio de Lagoa da Confusão. “Uma equipe nossa irá à cidade, na próxima semana, para fazer essa visita inicial ao prédio, onde funcionará a extensão e fará uma visita técnica também no Colégio Estadual de Lagoa da Confusão”, garantiu Fábio Vaz.
O prefeito externou satisfação com os resultados do encontro desta terça-feira. “Quem vai ganhar é o povo. Estamos muito felizes com os encaminhamentos imediatos, com as demandas da população sendo prontamente atendidas pelo Governo do Estado”, enfatizou Thiago.
Participaram da reunião os deputados Olyntho Neto e Nilton Franco e os vereadores: Welice Cardoso, Alan Coelho, Davi Reis, Nelvi Teixeira, Norah Carmem e Luiz Edivaldo.
Obra entregue
Em 2023, o governo entregou melhorias na quadra poliesportiva do Colégio Estadual de Lagoa da Confusão, no valor de R$ 900 mil, que incluíram cobertura do espaço, reforma do piso, pintura nova e iluminação. A unidade escolar também recebeu uma passarela coberta para dar acesso à quadra.